Qual é o papel da vitamina E na imunidade do organismo?


  • +A
  • -A

O sistema imunológico é a parte do organismo responsável por combater vírus, bactérias e qualquer outro invasor microscópico ou substância que entra em contato com o corpo. O bom funcionamento da imunidade é muito importante para a saúde e a nutrição pode ajudar a fortalecê-la. Nesse sentido, a vitamina E é um nutriente muito importante para manter o sistema imune funcionando adequadamente.

“Os estudos demonstram que doses adequadas de vitamina E aumentam a atividade imunológica nas células de defesa e diminuem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce“, afirma a nutricionista Leticia Callado.

 

Vitamina E aumenta ação das células de defesa

 


Quem se beneficia da ação do nutriente são os leucócitos. Também conhecidos como glóbulos brancos, essas células são um grupo de defesa do organismo, entre os quais se destacam os linfócitos, que se tornam mais eficientes diante de um bom suprimento de vitamina E no corpo.

Os grupos de pessoas que mais sentem as vantagens do consumo adequado de vitamina E são os fumantes e praticantes de atividades físicas, devido à ação antioxidante, e os idosos, cujos níveis do nutriente ficam reduzidos, resultando em uma menor capacidade de resposta do sistema imunológico.

 

Quem consome pouca vitamina E pode ter mais infecções

 


A falta de vitamina E no corpo pode aumentar as chances de contrair infecções, como gripes e resfriados, além de uma série de outras questões de saúde, como anemia, problemas musculares e na visão.

Uma forma de se prevenir é criar uma alimentação rica no nutriente, com o auxílio de um nutricionista. Avelã, nozes, amêndoa, gérmen de trigo, azeite de oliva e semente de girassol estão as principais fontes de vitamina E. Em alguns casos, quando a alimentação não é suficiente para atingir as quantidades diárias recomendadas ou há alguma dificuldade de absorção, a suplementação também pode ser indicada, por isso, converse com seu médico, que vai indicar o melhor curso de ação.

 

Leticia Callado é nutricionista clínica e esportiva e atua na BV Especialidades Médicas, em São Paulo. CRN-3: 40990

 

Foto: Pixabay

 

TAGS
imunidade
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é o papel da vitamina E na imunidade do organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.