Suplementação de cálcio: quais são as vantagens dos tabletes mastigáveis?


  • +A
  • -A

O consumo de cálcio é estimulado desde a infância, principalmente, por meio do leite e seus derivados. Mesmo assim, nem sempre o organismo recebe o nutriente em quantidades ideais, sendo necessário recorrer à suplementação do cálcio na vida adulta. Os suplementos podem ser encontrados nas farmácias brasileiras em diferentes apresentações, como cápsulas e tabletes mastigáveis.

Tabletes mastigáveis de cálcio são mais fáceis de ingerir


Os tabletes mastigáveis têm algumas vantagens diante das cápsulas, como explica a nutricionista Suely Iglesias: “Os tabletes mastigáveis são uma alternativa principalmente para pessoas que têm dificuldade de ingerir cápsulas, como os idosos”. Outra vantagem é que os tabletes têm sabores que facilitam a aceitação do produto pelas pessoas, influenciando o resultado do consumo.

O cálcio ganha destaque na alimentação devido a sua importância para a saúde do corpo ao longo de toda a vida: é o cálcio que forma o esqueleto e ajuda a mantê-lo intacto até a chegada da velhice, prevenindo a osteopenia e a osteoporose, que atinge principalmente as mulheres depois da menopausa. O nutriente também é importante para os batimentos do coração, construção dos dentes e secreção do hormônio insulina.

Suplementação de cálcio deve ser feita com recomendação médica


Na alimentação,
o cálcio pode ser encontrado em vegetais verde-escuros, como brócolis, rúcula, couve-manteiga e couve-chinesa, além do feijão, grão-de-bico, além do leite e derivados. Já o consumo os tabletes ou as cápsulas de cálcio é uma atitude que deve ser feita de forma responsável, seguindo a dose certa e sempre com a recomendação médica.

“Antes de iniciar qualquer suplementação, é importante procurar um especialista. Ele irá avaliar sua real necessidade e fará para você a suplementação de forma individualizada”, aconselha Suely. Caso seja feita de forma incorreta, a suplementação sem acompanhamento pode expor uma pessoa aos riscos do consumo exagerado, como o surgimento de cálculos renais.

Suely Iglesias é nutricionista, formada pela UFRJ, pós-graduada em Fitoterapia Funcional pela Unifil e atende no Rio de Janeiro e Niterói. CRN-RJ: 95100018 – www.suelyiglesiasnutricionista.com

Foto: Shutterstock

TAGS
calcio
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Suplementação de cálcio: quais são as vantagens dos tabletes mastigáveis?"

NEIVA RODRIGUES DA SILVA

ESTOU COM 47ANOS FIZ UMA CIRURGIA PARA RETIRADA DO UTERO SUB TOTAL E OUTRA PARA ADERENCIA E RETIRADA DE UM OVARIO NA DENSITOMETRIA JA FOI DIAgnosticada osteopenia e falta de vitamina d posso tomar qual suplemento natural?????

maria alice almeida vianna de queiroz

Como faço para comprar INELLARE, não achei na drogaria São Paulo em Itapeva-SP.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.