Pessoas que trabalham o dia todo em escritórios devem suplementar a vitamina D?


  • +A
  • -A

Quem trabalha o dia inteiro em escritórios praticamente não tem contato com o sol, o que é ruim para a saúde. A ação dos raios solares na pele ativa a vitamina D, que é um elemento muito importante para a realização de diversas funções do organismo, sendo a absorção de cálcio pelos ossos uma das principais. Sem o contato diário com o sol, a tendência é que haja defasagem dessa vitamina no sangue. Portanto, a suplementação neste cenário se torna necessária.  

Além da vitamina D, pessoas que trabalham o dia inteiro em ambientes fechados podem precisar da suplementação de outros nutrientes. “Sempre é importante fazer uma complementação de algumas vitaminas, pois as pessoas estão, em geral, deficientes no consumo de alimentos fonte”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori.

Benefícios da vitamina D


Um dos principais benefícios da vitamina D é o aumento da absorção no intestino de cálcio e fósforo, o que ajuda a melhorar a mineralização óssea, tornando ossos e músculos mais fortes. Dessa forma, ajuda a prevenir, ao lado do cálcio, doenças como a osteoporose. A vitamina D também ajuda na prevenção do raquitismo infantil, sendo fundamental no processo de crescimento.

Riscos evitados pelo consumo da vitamina D


Além disso, alguns estudos mostram que a vitamina D pode contribuir
 para o funcionamento adequado da tireoide, coagulação sanguínea, hipófise (glândula responsável por todas as outras glândulas) e taxa de concepção.

O consumo do nutriente é importante ainda para evitar os seguintes sintomas: espasmos musculares; irritabilidade; dificuldade em relaxar; TPM; choros frequentes, inquietação, sudorese, redução de apetite e retardo de nascimento dos dentes (em crianças). “A vitamina D melhora o metabolismo como um todo”, completa Vanderli. “É uma vitamina necessária para o funcionamento adequado da tireóide, coagulação sangüínea, hipófise (glândula responsável por todas as glândulas, ou seja, controle de sistema endócrino)”.

Vanderli Marchiori é formada em nutrição pela Faculdade São Camilo e em fitoterapia no Manchester Institute. É presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT) e secretária-geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. CRN-3: 3343 – Site oficial 

Foto: Shutterstock

TAGS
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Pessoas que trabalham o dia todo em escritórios devem suplementar a vitamina D?"

Karen

Gostaria de saber se a Vitamina D “Sany”, poderia entrar neste programa. Preciso tomar a de 2.000 UI todos os dias, mas o valor é muito alto.

Cuidados Pela Vida

Olá Karen. Vou sugerir a sua indicação ao departamento responsável. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.