Quando devo procurar a suplementação de cálcio?


  • +A
  • -A

O cálcio é um dos principais elementos encontrados nos ossos e nos dentes e é adquirido por meio da alimentação. Mas, algumas pessoas mantêm dietas pobres no nutriente e o corpo acaba recebendo uma quantidade do mineral abaixo do necessário. Nestes casos, um médico ou nutricionista pode recomendar a suplementação do cálcio, devido a sua importância para a saúde do organismo.

Mulheres são mais afetadas pela falta de cálcio


“A
suplementação de cálcio é indicada quando há carência deste mineral, mas ela deve ser feita de forma criteriosa”, afirma a nutricionista Suely Iglesias. Segundo a especialista, a falta de cálcio pode causar espasmos musculares e nervosos, raquitismo e até osteopenia, condição anterior à osteoporose, que enfraquece os ossos e facilita o surgimento de fraturas.

Este reforço feito por meio da suplementação é indicado mais frequentemente para as mulheres depois da menopausa. É a partir desta fase da vida que as mulheres começam a desenvolver osteoporose, devido às mudanças hormonais. Estar em contato direto com a luz solar por 10 a 15 minutos diariamente também é uma atitude importante, já que é assim que a vitamina D, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos, é sintetizada pelo corpo.

Cálcio atua na coagulação sanguínea e na contração muscular


“O cálcio representa 2% do peso de um indivíduo adulto saudável, sendo que 90% se concentra nos ossos”, explica a profissional. Mas, além de estar no esqueleto humano, ele também exerce funções em outras áreas do corpo: participa das contrações musculares, do processo de coagulação sanguínea, da absorção da vitamina B12, da secreção de insulina e da liberação de neurotransmissores.

Além da suplementação, é importante adquirir hábitos saudáveis em relação à alimentação, já que uma dieta balanceada oferece, na grande maioria dos casos, a quantidade recomendada do mineral. “O cálcio é encontrado na sardinha, no gergelim, nas amêndoas e nos grãos, como o grão-de-bico e feijão, além de queijo, leite e ovo”, diz Suely. Salsa, rúcula, brócolis e couve-manteiga também são fontes do nutriente.

Suely Iglesias é nutricionista, formada pela UFRJ, pós-graduada em Fitoterapia Funcional pela Unifil e atende no Rio de Janeiro e Niterói. CRN-RJ: 95100018 – www.suelyiglesiasnutricionista.com

Foto: Shutterstock

TAGS
calcio
ossos
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quando devo procurar a suplementação de cálcio?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.