Quais são as principais doenças causadas pela ausência de vitamina D?


  • +A
  • -A

A vitamina D é um nutriente importante para o bom funcionamento do organismo em diversos aspectos, ajudando, inclusive, a evitar algumas doenças. Raquitismo e osteoporose são alguns exemplos, tendo em vista que a vitamina contribui no processo de crescimento e no fortalecimento dos ossos, respectivamente.

Doenças causadas pela falta de vitamina D


“A ausência de vitamina D contribui também para o aparecimento do câncer, principalmente o de mama, cólon e próstata. Isso ocorre porque a vitamina, quando bem ofertada, melhora o crescimento de células imunológicas, inibindo a proliferação de células tumorais”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori.

Um indivíduo que carece da substância também está sujeito a desenvolver sintomas de quadros como esclerose múltipla, artrite, diabetes tipo 1, hipertensão arterial, asma, esquizofrenia, depressão e autismo. Vale ressaltar que a falta de contato com o sol é um motivo crucial para a baixa de vitamina D no organismo, já que a sua ativação é feita por meio dos raios solares.

Principais fontes de vitamina D e suplementação


Sem dúvidas a ingestão de vitamina D é essencial para a saúde, seja pela melhora que faz ao metabolismo como um todo ou pela atuação no combate às diversas doenças já citadas. Porém, a vitamina D não é o único nutriente importante nesse sentido. “Vitamina A e ferro, além do complexo B, também ajudam no combate a essas doenças. Mesmo assim, nenhum deles substitui a vitamina D”.

As principais fontes alimentares são: ovos; fígado de peixes em geral; produtos fortificados (leite de soja e cereais); óleo de fígado de bacalhau (principalmente para crianças). “Como o consumo destes alimentos é mais raro e sua absorção costuma ser inadequada, é recomendado que a suplementação seja realizada. Os suplementos devem ser consumidos sempre com uma refeição maior, como almoço ou janta, para que a gordura presente melhore a absorção da vitamina D no sangue”.

Vanderli Marchiori é formada em nutrição pela Faculdade São Camilo e em fitoterapia no Manchester Institute. É presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT) e secretária-geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. CRN-3: 3343 / site oficial – http://www.vanderlimarchiori.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais são as principais doenças causadas pela ausência de vitamina D?"

RUTE

amei os esclarecimentos a respeito da saude e os beneficios das vitaminas.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.