Quais são as principais doenças causadas pela ausência de vitamina D?


  • +A
  • -A

A vitamina D é um nutriente importante para o bom funcionamento do organismo em diversos aspectos, ajudando, inclusive, a evitar algumas doenças. Raquitismo e osteoporose são alguns exemplos, tendo em vista que a vitamina contribui no processo de crescimento e no fortalecimento dos ossos, respectivamente.

Doenças causadas pela falta de vitamina D


“A ausência de vitamina D contribui também para o aparecimento do câncer, principalmente o de mama, cólon e próstata. Isso ocorre porque a vitamina, quando bem ofertada, melhora o crescimento de células imunológicas, inibindo a proliferação de células tumorais”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori.

Um indivíduo que carece da substância também está sujeito a desenvolver sintomas de quadros como esclerose múltipla, artrite, diabetes tipo 1, hipertensão arterial, asma, esquizofrenia, depressão e autismo. Vale ressaltar que a falta de contato com o sol é um motivo crucial para a baixa de vitamina D no organismo, já que a sua ativação é feita por meio dos raios solares.

Principais fontes de vitamina D e suplementação


Sem dúvidas a ingestão de vitamina D é essencial para a saúde, seja pela melhora que faz ao metabolismo como um todo ou pela atuação no combate às diversas doenças já citadas. Porém, a vitamina D não é o único nutriente importante nesse sentido. “Vitamina A e ferro, além do complexo B, também ajudam no combate a essas doenças. Mesmo assim, nenhum deles substitui a vitamina D”.

As principais fontes alimentares são: ovos; fígado de peixes em geral; produtos fortificados (leite de soja e cereais); óleo de fígado de bacalhau (principalmente para crianças). “Como o consumo destes alimentos é mais raro e sua absorção costuma ser inadequada, é recomendado que a suplementação seja realizada. Os suplementos devem ser consumidos sempre com uma refeição maior, como almoço ou janta, para que a gordura presente melhore a absorção da vitamina D no sangue”.

Vanderli Marchiori é formada em nutrição pela Faculdade São Camilo e em fitoterapia no Manchester Institute. É presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT) e secretária-geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. CRN-3: 3343 / site oficial – http://www.vanderlimarchiori.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

19 comentários para "Quais são as principais doenças causadas pela ausência de vitamina D?"

RUTE

amei os esclarecimentos a respeito da saude e os beneficios das vitaminas.

Rute

Sinto muito dores nos braços w nas maos e nas pernas joelhos e nos pes na qual incha muito toda final de tarde

Michelly

Qual o melhor horário de tomar sol ?

Débora

Amei as informações vitais

Nágila vieira

tenho forte dores nas articulações dos pés, é faço tratamentos para emagrece, mas é muito difícil abraço.

Lurde

Boa tarde meu nome é lurde tenho 55 anos ,há 35 anos sofro de uma doença chamada penfego, (conhecida como fogo Selvagem )É uma da família do fogo Selvagem ,pra piorar a minha situação descobrir a 6 meses um câncer de pele ,Isso pode ter haver com a falta de vitamina D, ficarei muito grata em receber a resposta,desde já muito obrigado!

Xmaria vera lucia da silva

Como simto dor nas costa juelho dor em tudo

Dalva ferreira Lira

Tenho 57 anos as vezes tento comprar mais na farmácia sempre mim pergunta qual a dosagem não sei dizer qual a dosagem que devo tomar obg bom dia

Gorete Alves

Qual o melhor horário para tomar Sol e quanto tempo é necessário por dia?

Ivanete motta

Tenho 50 anos fiz exame resultado faltando V D por quanto tempo deve tomar vitamina Addera D3 são 04 Cápsulas estou tomando 01 por semana está correto???

Cuidados Pela Vida

Oi Rute, realize uma avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescreva um tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Michelly, de acordo com a especialista Dra. Adriana Ávila, a frequência e forma ideais de exposição ao sol para a síntese adequada de vitamina D é de 15 a 20 minutos, no mínimo 3 vezes por semana, antes das 10 horas da manhã, sem protetor solar, expondo braços e pernas. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Lurde, como afirma a especialista Vanderli Marchiori “A ausência de vitamina D contribui também para o aparecimento do câncer. Isso ocorre porque a vitamina, quando bem ofertada, melhora o crescimento de células imunológicas, inibindo a proliferação de células tumorais”.
Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Xmaria, realize uma consulta para que o médico possa identificar o motivo das dores e consiga prescrever um tratamento para aliviar esses sintomas. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Dalva, as doses podem variar de acordo com o resultado dos exames laboratoriais, somente o médico pode avaliar a quantidade indicada para cada caso. Abraços.

Elisângela

Eu tomei addera D3 também pra saber tem que repetir o exame.

Cuidados Pela Vida

Olá Gorete, de acordo com a especialista Dra. Adriana Ávila, a frequência e forma ideais de exposição ao sol para a síntese adequada de vitamina D é de 15 a 20 minutos, no mínimo 3 vezes por semana, antes das 10 horas da manhã, sem protetor solar, expondo braços e pernas. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Ivanete, as doses podem variar de acordo com o resultado dos exames laboratoriais, somente o médico pode avaliar a quantidade indicada para cada caso. Retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento para que possa esclarecer sua dúvida sobre o tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Elisângela, após o término do tratamento você pode retornar com o médico para que ele verifique se os níveis estão satisfatórios. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.