Choros frequentes podem ser sintoma de deficiência de vitamina D?


  • +A
  • -A

A vitamina D é um dos nutrientes de maior importância para a saúde dos ossos, músculos, pulmões e do coração, exercendo papéis fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Mas, recentemente, pesquisadores descobriram que a vitamina D também atua no cérebro: sua deficiência influencia o bem-estar mental e pode provocar choros frequentes.

 

Falta de vitamina D está ligada à depressão

 


“Estudos encontraram correlação entre a
deficiência de vitamina D e a depressão, enquanto outra pesquisa encontrou ligação entre a vitamina D e o choro em mulheres na TPM”, afirma a nutricionista Adriana Ávila. Existem receptores do cérebro que são receptores de vitamina D e alguns deles foram encontrados em áreas relacionadas à depressão, doença que tem tristeza e choros como alguns dos sintomas, e a outros transtornos mentais.

A especialista acredita, no entanto, que ainda são necessários mais estudos para explicar totalmente como a vitamina D age no cérebro. Uma das teorias diz que o nutriente modifica a quantidade e a forma de atuação dos neurotransmissores chamados de monoaminas, como a serotonina e a dopamina, frequentemente encontrados em baixas quantidades em pacientes depressivos.

 

Baixo consumo de vitamina D favorece diabetes tipo 2

 


No entanto, outros
sintomas causados pela falta de vitamina D já foram bem esclarecidos. “Redução na imunidade, fadiga, cansaço, perda óssea, dores musculares, obesidade, aumento da glicose e do risco de desenvolver diabetes tipo 2 por causa do aumento da resistência à insulina”, alerta Adriana.

Uma dieta rica em vitamina D ao longo da vida ajuda a evitar uma série de problemas, como raquitismo, osteopenia e osteoporose, devido ao aumento da absorção de cálcio, além de aumentar a força muscular e prevenir a intolerância à glicose. O nutriente pode ser encontrado em peixes, como sardinha, salmão e atum, gema de ovo, queijo e manteiga, mas para que o nutriente seja sintetizado, é fundamental o contato direto com a luz solar.

 

Adriana Ávila é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

 

Foto: Shutterstock

TAGS
psicologico
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Choros frequentes podem ser sintoma de deficiência de vitamina D?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.