Como o cálcio atua no nosso organismo?


  • +A
  • -A

O cálcio é uma substância essencial para a saúde do corpo. Não é à toa que seu consumo começa logo depois do nascimento, por meio do leite materno, e é altamente recomendado até o fim da vida, mas principalmente durante a infância e a adolescência, períodos em que a estrutura óssea e os dentes estão sendo formados.

Cálcio contribui para a coagulação sanguínea


O nutriente é responsável por uma grande variedade de funções no corpo. “O cálcio é muito importante para o metabolismo dos ossos, além de ser fundamental na coagulação sanguínea e na oxigenação dos tecidos. O mineral também ajuda a manter o equilíbrio da quantidade de ferro no organismo”, afirma a nutricionista Carla Cotta.

Ele atua ainda na regulação dos batimentos cardíacos, na transmissão de estímulos nervosos e na contração muscular. É adquirido principalmente pela alimentação e, depois de consumido, é absorvido pelo intestino e fixado no esqueleto. Mas, para que isso aconteça, é necessário que haja uma quantidade adequada de vitamina D no corpo. A prática de atividades físicas também ajuda a fixar o mineral nos ossos.

Quantidades exageradas de cálcio prejudicam absorção de outros minerais


Apesar do cálcio ser de extrema importância para o corpo, não é preciso exagerar no seu consumo, especialmente porque o excesso de cálcio pode prejudicar a absorção de outros nutrientes. “Os minerais competem entre si. Sendo assim, o excesso de um pode prejudicar a absorção de outro, como o ferro, por exemplo”, alerta a especialista.

Há ainda outro problema relacionado ao excesso de cálcio no organismo. Quantidades exageradas desse nutriente podem ser maléficas para a saúde das artérias, já que o mineral pode acabar se depositando nas paredes e calcificá-las. A mesma situação pode acontecer com os tecidos, caso haja excesso de cálcio.

Dra. Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – http://www.carlacotta.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
calcio
ossos
osteoartrite
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como o cálcio atua no nosso organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.