Existem alimentos que prejudicam a absorção de vitamina E?


  • +A
  • -A

A vitamina E é um nutriente de extrema importância para a saúde do corpo humano. A substância ajuda a protegê-lo da ação das espécies reativas de oxigênio, um dos tipos de radicais livres, além de prevenir contra envelhecimento precoce, mal de Alzheimer e mal de Parkinson. Mas, alguns alimentos podem atrapalhar sua absorção.

Fibras e excesso de vitamina A podem prejudicar atuação da vitamina E


“A vitamina E é lipossolúvel, ou seja, é absorvida por meio do metabolismo das gorduras, e é dependente da ação dos sais biliares para ser absorvida”, explica a nutricionista Carla Cotta. Os sais biliares são substâncias que fazem parte da composição do líquido biliar e são responsáveis por quebrar e absorver as gorduras dos alimentos. O consumo de vitaminas e fibras em grandes quantidades acabam atrapalhando sua absorção.

Gorduras poli-insaturadas, presentes em óleos de girassol, também podem ‘requisitar’ mais vitamina E para a metabolização e prejudicar sua absorção, assim como a vitamina A em excesso. “Um alto consumo de vitamina A, presente em diversos alimentos alaranjados (como a cenoura) ou na forma de suplementos, farelo de trigo e fibra pectina, também tem sido apontado como redutor da biodisponibilidade e absorção da vitamina”, diz a especialista.

Consumir vitamina E junto à vitamina C faz bem para o corpo


Por outro lado, alimentos mais gordurosos, ricos em gorduras monoinsaturadas,  podem favorecer a absorção do nutriente e seu posterior uso pelo organismo. Encontradas no azeite de oliva, abacate, amendoim, castanha-de-caju e óleo de palma, as gorduras monoinsaturadas também geram outros benefícios para o corpo, como a redução do colesterol ruim.

Segundo Carla, o consumo de vitamina E junto à vitamina C também é interessante, já que atuam em sinergia. “Alimentos ricos em vitamina C, como abacaxi e laranja, ajudam a preservar a vitamina E a regenerá-la no sistema metabólico, mas não necessariamente atuam na absorção. A sinergia é no sentido de ‘proteção antioxidante’, uma preservando a ação da outra'”, destaca a profissional.

Dra. Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – http://www.carlacotta.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
alzheimer
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existem alimentos que prejudicam a absorção de vitamina E?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.