Um medicamento pode se tornar prejudicial pouco antes da data de validade?


  • +A
  • -A

Os diversos fabricantes de remédios que compõem a indústria farmacêutica são obrigados a fornecer a data de vencimento na embalagem de seus produtos. Esta é a data em que o fabricante ainda pode garantir plena potência e segurança da droga. No entanto, um medicamento pode se tornar ineficiente e não seguro mesmo antes de atingir o prazo de validade.

Armazenamento incorreto pode estragar um remédio

 

De acordo com a farmacêutica Vivian Costa, existem alterações que podem ser desencadeadas pelo armazenamento incorreto. “Para proteger a medicação em sua casa, não se deve armazenar os medicamentos em locais em que possam ser expostos a temperaturas extremas, luz excessiva ou umidade”, explica a profissional.

O paciente precisa ficar atento se o medicamento mudou de cor, sabor, textura ou cheiro. Caso note alguma diferença, o remédio não deve ser utilizado, mesmo que o prazo de validade ainda não tenha expirado. O consumo, nessas situações, pode provocar consequências diversas: desde uma demora maior para surtir efeito até colocar a vida em perigo, como no caso dos antibióticos e de remédios para doenças crônicas.

Devolva o medicamento com problemas ao estabelecimento

 

Se não for utilizar o medicamento, é importante prestar atenção ao descarte inteligente. “Lembre-se de descartá-lo da forma correta. Nada de jogá-lo no lixo ou no vaso sanitário. Basta devolvê-lo à embalagem original e levá-lo ao estabelecimento em que você fez a aquisição”, destaca a farmacêutica.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a farmácia deverá aceitar a devolução do medicamento quando for identificado um desvio de qualidade. Ou seja, quando a medicação está fora dos parâmetros, com alterações na cor, no odor e sabor, no número de comprimidos e com a presença de corpos estranhos, desde que ainda esteja dentro do prazo de validade.

Vivian Costa é farmacêutica industrial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atua em Itajubá (MG). CRF-MG: 27709 – http://viviancosta.com

Foto: Shutterstock

TAGS
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Um medicamento pode se tornar prejudicial pouco antes da data de validade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.