Qual é a melhor forma de escolher um médico para se consultar pela primeira vez?


  • +A
  • -A

Existem tantas especialidades médicas que é difícil conhecer um profissional em cada área. Em algum momento ao longo da vida, um paciente poderá precisar de contatos de uma especialidade a que nunca precisou recorrer antes. É aí que surge a dúvida: como escolher o melhor médico para se consultar pela primeira vez?

 

Busque informações sobre o médico na internet

 

Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é fundamental buscar informações e referências sobre o médico antes de marcar uma consulta. “O ideal é sempre verificar se ele está associado a uma sociedade médica e se esta sociedade tem credibilidade”. A especialista cita como exemplo a Associação Brasileira de Dermatologia, uma instituição responsável por intitular profissionais aptos para fazerem parte de seu quadro de membros.

Por meio de uma rápida busca na internet, é possível encontrar até o currículo de um médico. “A internet é um grande auxílio na busca de informações sobre um profissional e possibilita entender melhor a evolução dos sintomas”, diz a dermatologista. É importante descobrir também o tempo de atuação do médico na área e os casos em que tem mais experiência. Entretanto, é preciso ter atenção com o que está publicado em sites e blogs, que devem produzidos por fontes confiáveis.

 

Procure indicações de médicos com amigos

 

De acordo com a dermatologista, a característica que os pacientes mais procuram em um médico é ser atencioso. O bom profissional é aquele que reserva um tempo adequado para conversar com o paciente e ouvir sua opinião, analisar o caso com profundidade, tirar dúvidas e transmitir tranquilidade durante as consultas.

Outra característica lembrada por Gabriella é a experiência na área. Para saber se o profissional se encaixa nos padrões procurados, converse com amigos e familiares e peça indicações. “A opinião dos amigos sempre é uma opção e, na minha opinião, é a que mais conta”, afirma.

 

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

TAGS
medico
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a melhor forma de escolher um médico para se consultar pela primeira vez?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.