A importância de não faltar uma consulta quando ela for marcada pelo médico


  • +A
  • -A

A consulta médica é uma etapa importante do diagnóstico e da busca por um tratamento eficiente de um problema de saúde. É nela que os pacientes têm a chance de explicar os sintomas que estão sentindo, tirar dúvidas sobre o uso de medicamentos e novos tipos de terapias, além de descobrir se é possível curar ou controlar uma doença.

 

Faltar consultas pode atrapalhar outros pacientes

 

Entretanto, algumas pessoas acabam não comparecendo às consultas agendadas, seja porque esqueceram ou ainda por outros motivos. Essa atitude é desaconselhada pelos médicos, especialmente quando a marcação é feita a pedido do próprio profissional. É ruim ruim para o próprio paciente, mas também para outras pessoas que poderiam ocupar o horário desperdiçado.  

“A visita garante que seja feito um plano educativo para que o paciente aprenda sobre sua doença, saiba prevenir suas complicações e ajuste os medicamentos e mudanças comportamentais”, explica o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, que acredita ainda que a consulta é importante para avaliar doenças relacionadas.

 

Visitas ao médico são fundamentais para monitorar doenças

 

Depois de uma consulta inicial, é preciso fazer um acompanhamento da resposta do organismo ao tratamento proposto, popularmente conhecido como “retorno”. Nessa nova visita, o médico verifica a piora ou a melhora dos sintomas e pode realizar mudanças, adicionando novos medicamentos ou diminuindo a dose diária, por exemplo. Isso só pode ser feito durante uma consulta.

Kirchenchtejn recomenda aos pacientes com problemas respiratórios que realizem uma consulta pelo menos uma vez ao ano: “Um check-up respiratório precisa ser feito em pessoas com queixas crônicas. Os pacientes graves devem vir todo mês, mas um asmático totalmente controlado e sem uso de medicação pode se consultar uma vez por ano.”

 

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo. CRM-SP 50579

 

Foto: Shutterstock

TAGS
medico
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A importância de não faltar uma consulta quando ela for marcada pelo médico"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.