Por que é tão difícil as mulheres engravidarem após a menopausa?


  • +A
  • -A

Pensar na menopausa é perceber que o período vem acompanhado de mudanças no corpo. Para lidar bem com elas, é importante que toda mulher esteja ciente de tudo. Os famosos sintomas como calores, irritabilidade, falta de libido e ganho de peso são os mais comuns, mas não é só isso que é alterado. Para quem projeta uma gravidez, esse sonho pode ser interrompido após a menopausa. A ginecologista Mariana Halla explica por que é difícil engravidar nessa fase da vida.

Por que é difícil engravidar?

Na faixa dos 50 anos, em média, a mulher está na menopausa. Essa é a fase da vida na qual ela já está um ano sem menstruar. Desta forma, existe uma queda dos hormônios sexuais, principalmente do estrogênio e da progesterona. “Os ovários não produzem mais folículos que liberam os óvulos, assim uma gestação nessa fase é quase impossível”, afirma a Dra. Halla. Entretanto, a médica diz que como a medicina não é uma ciência exata, isso ainda pode acontecer, principalmente nos casos de menopausa precoce, aquela que ocorre na faixa dos 40 anos de idade, nos quais 10% das mulheres podem ter ciclos ovulatórios e então engravidar.

Os riscos da gravidez na menopausa

Existem riscos reais de uma gravidez durante a menopausa, como explica a profissional. “Podem ocorrer alterações cromossômicas e, portanto, mais chance de aborto, além das alterações hormonais já citadas anteriormente”. Já na menopausa precoce, Mariana conta que há tratamento que pode ajudar a mulher a engravidar. “Dependendo do hormônio antimulleriano, que indica como está a reserva ovariana, e outros marcadores, a mulher pode ser tratada para a tentativa de indução da ovulação, embora seja um procedimento com poucas chances de sucesso”, explica. Esse procedimento pode ser indicado apenas por um médico responsável que vai individualizar cada situação e poderá dizer quais as chances de sucesso no tratamento.

Dra. Mariana Bignardi Halla é ginecologista, obstetra e graduada em nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia). CRM-SP 117460 – http://marianahalla.com.br/

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que é tão difícil as mulheres engravidarem após a menopausa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.