Entenda a importância de tirar todas as dúvidas com seu médico na consulta


  • +A
  • -A

Em meio a tanta tecnologia, é muito comum recorrer à internet para tirar dúvidas sobre assuntos que não entendemos ou queremos conhecer mais. E claro que nem sempre é possível confiar em toda e qualquer fonte, especialmente quando falamos de saúde. Esse tema deve ser tratado única e exclusivamente com um profissional de confiança. Durante a consulta, nenhuma dúvida pode ser desconsiderada, já que o sucesso de qualquer tratamento médico também depende disso.

A importância de ouvir e corresponder às necessidades de cada paciente

Para o clínico geral Dr. Ricardo Alves, ouvir é a coisa mais importante na avaliação do paciente. Isso somado à paciência, dá ao profissional mais chance de entender o que a pessoa está tentando expressar. “A falta de compreensão gera o risco interpretações equivocadas e, com isso, um diagnóstico errado”, diz.
O profissional ainda destaca que o maior problema na saúde é a falta de uma estrutura que permita que o médico possa atender o paciente com tempo paradesenvolver empatia e que, por meio de outras avaliações, permita uma compreensão melhor do funcionamento de cada caso. “Exames só são necessários ou importantes, se você conseguir entender o paciente”, explica.

Esclareça todas as dúvidas

Muitas das vezes, medo, vergonha ou até falta de confiança impedem uma troca enriquecedora entre o paciente e o médico. Por isso, também é importante manter uma boa relação com o especialista e se sentir à vontade, questionando quando houver dúvidas ou até quando não concorda com alguma orientação. “É o médico que tem que transmitir ao paciente respeito, atenção e a habilidade de relacionamento pessoal”, explica Alves.

Além do médico, o próprio paciente também é parte crucial do tratamento e, para isso, é preciso ter claro entendimento do que está sendo pedido e por quê. “Se o paciente tem dúvidas ou não ficou claro na mente dele o porquê de tal tratamento, a aderência a ele será baixa”, esclarece. A relação entre profissionais de saúde e pacientes, no simples ato de ouvir e corresponder, é extremamente importante para que a assistência tenha qualidade e que o tratamento seja efetivo.

Dr. Ricardo Alves é clínico geral, pneumologista e professor de Medicina da Universidade Positivo. CRM: 15447 – PR

TAGS
medico
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda a importância de tirar todas as dúvidas com seu médico na consulta"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.