Entenda a importância do médico sempre renovar conhecimento em novas técnicas


  • +A
  • -A

Mesmo depois de passar por todas as etapas do longo curso de Medicina, da residência e da especialização, os médicos continuam a estudar durante toda a vida. Para ser um bom profissional, é necessário ter dedicação e se manter sempre atualizado e atento às evidências científicas que norteiam a conduta médica.

Novas descobertas a todo momento

 

Um dos fatores que demanda a atenção dos médicos é o grande número de pesquisas realizadas na área da saúde. “Nas últimas décadas, a Medicina evoluiu muito, inclusive com a descoberta de novas drogas que, quando bem indicadas, permitem uma melhor qualidade de vida e também uma menor mortalidade por um grande número de doenças”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

Sem acesso a esses estudos, um profissional não seria capaz de recorrer aos novos medicamentos e precisaria utilizar recursos não tão eficazes e que poderiam colocar em risco o tratamento de uma doença. Isso sem mencionar os equipamentos e técnicas modernos que tornaram a realização de cirurgias e de exames mais prática, rápida e cada vez menos dolorosa e que estariam fora de alcance.

O conhecimento também vem da experiência

 

Para Daniele, o conhecimento é algo que se adquire também na prática e no convívio com os pacientes. “A experiência melhora a capacidade de perceber sinais muitas vezes sutis e que auxiliam na realização de um diagnóstico preciso e na percepção da forma como a doença afeta o dia a dia de cada pessoa”, explica.

Segundo a endocrinologista, quanto maior é o convívio com uma patologia, maior será a aptidão de um profissional para realizar o tratamento. “A vivência também ajuda na escolha do tratamento mais adequado em diferentes fases da evolução da doença e em pacientes com condições clínicas variáveis”, destaca. O paciente só tem a ganhar ao procurar um profissional experiente e com vasto conhecimento na área em que trabalha.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876 http://endocrinologiacuritiba.com.br/

TAGS
medico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda a importância do médico sempre renovar conhecimento em novas técnicas"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.