É preciso ter algum cuidado ao frequentar consultórios médicos?


  • +A
  • -A

Tomar alguns cuidados com a higiene é uma medida simples, mas fundamental para evitar infecções e doenças oportunistas e, assim, garantir uma boa saúde. Não dá para descuidar, seja em casa, na rua ou no ambiente de trabalho. E para eliminar qualquer risco, é preciso estar atento até mesmo ao frequentar um consultório médico.

 

Lavar as mãos reduz risco de contaminação

 


O ortopedista e traumatologista Guilherme Falótico diz qual é a principal atitude a ser tomada: “O paciente deve, sempre que possível, higienizar as mãos, visto que são a principal fonte de contaminação. O uso do álcool gel 70% pode auxiliar bastante nesse processo”. Caso não haja álcool disponível, basta lavar as mãos adequadamente com água e sabão, secando com papel.

A mesma mão que você utiliza para coçar os olhos, a boca e o nariz é a que entra em contato com maçanetas, assentos, moedas e outros objetos contaminados com bactérias e vírus, como os responsáveis pela gripe e resfriado. Como um consultório médico recebe inúmeras pessoas doentes, simples cuidados, como lavar as mãos, já reduzem bastante os riscos de contágio.

 

Ambiente médico deve estar sempre limpo

 


De acordo com Falótico, o médico e sua equipe de limpeza devem sempre se preocupar em manter o ambiente limpo diariamente, pelo menos nos espaços mais críticos, como banheiros e áreas com material biológico. “A equipe médica e os secretários devem contribuir com o processo, especialmente com a higiene frequente das mãos”, afirma o especialista.

Outra etapa fundamental da higienização é o uso de objetos descartáveis e esterilizados corretamente. Ao frequentar um consultório, o paciente pode perguntar ao médico sobre como é feita a limpeza dos objetos utilizados durante a consulta e observar se o profissional segue essa regra tão importante para a prevenção de doenças.

 

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). CRM-SP: 128925

 

Foto: Shutterstock

TAGS
medico
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É preciso ter algum cuidado ao frequentar consultórios médicos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.