Dor nas juntas: Hora de procurar um ortopedista ou um reumatologista?


  • +A
  • -A

A dor nas juntas, nome popular dado à dor nas articulações, deve ser tratada por um ortopedista ou reumatologista, principais especialistas que lidam tanto com a parte articular quanto óssea. No entanto, dependendo das causas e dos outros sintomas que aparecem junto a essa dor, um profissional pode acabar sendo mais indicado que o outro, já que entre eles existem algumas diferenças.

 

Reumatologista e os processos inflamatórios e degenerativos

 


“O ortopedista trata das afecções do aparelho locomotor de diversas etiologias (congênitas,  degenerativas, infecciosas, tumorais). O reumatologista também trata das afecções do aparelho locomotor, mas com maior atenção nos processos inflamatórios e degenerativos. Portanto, os dois profissionais podem ser consultados frente à dor nas juntas”, explica o ortopedista Túlio Cardoso.

Ou seja, se a dor vier acompanhada de inflamação e degeneração nas articulações, a escolha pelo reumatologista será a mais adequada. A artrite reumatóide é um bom exemplo de associação de dor e inflamação. A osteoartrite, ou artrose, por outro lado, provoca degeneração da cartilagem de uma articulação, sendo a causa mais comum de dor articular em adultos com mais de 45 anos de idade.

 

Especialidades complementares

 

Outro ponto de separação entre ortopedistas e reumatologistas é a possibilidade de realizar cirurgias. Apesar de ambos tratarem as doenças do aparelho locomotor de forma conservadora, com uso de medicação e orientação fisioterápica, apenas o ortopedista pode realizar procedimentos cirúrgicos.

No fim das contas, as funções dos dois profissionais são complementares. “Se um paciente esgotar seu tratamento conservador com o reumatologista, é o momento do ortopedista intervir realizando, por exemplo, uma substituição articular (implante de prótese). Geralmente isso ocorre nos pacientes em fase mais avançada, com deformidades e limitações funcionais”, completa Cardoso.

 

Dr. Tulio Pereira Cardoso é doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 38605

Foto: Shutterstock

TAGS
medico
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dor nas juntas: Hora de procurar um ortopedista ou um reumatologista?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.