O que faz os pacientes aderirem aos tratamentos prescritos por médicos?


  • +A
  • -A

Para que um paciente se cure de uma doença, infecção ou outro problema de saúde, procurar o auxílio de um médico é uma atitude imprescindível. É ele o responsável pelo diagnóstico e pela indicação das melhores opções de tratamento. Entretanto, a ajuda de um especialista não será tão eficaz se o paciente descumprir as recomendações.

Desinteresse do médico dificulta a adesão do paciente

 

Existem diversos motivos para que o tratamento não seja feito como deveria. “Todo o conjunto da realização do atendimento médico contribui para a adesão. Uma consulta realizada com calma faz com que o paciente adquira confiança e siga os conselhos”, explica o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli. Por outro lado, uma consulta feita às pressas pode ser interpretada como desinteresse e atrapalhar o tratamento.

É importante que o profissional se comunique de maneira clara durante a consulta. O paciente, por sua vez, deve fazer perguntas se tiver dúvidas sobre o diagnóstico, a forma de tratamento proposta, os resultados e as possíveis complicações. Quem busca a ajuda de um especialista precisa compreender o caminho traçado da descoberta da doença em direção à cura ou ao controle dos sintomas.

O médico não pode obrigar a realização do tratamento

 

Nos casos em que as recomendações não são seguidas, é importante que o especialista interfira. “Se o paciente não adere ao tratamento, o médico deve tentar ser mais claro e tentar entender se existe algo de errado”, afirma Mauricio. Caso a situação permaneça a mesma, é possível propor um novo tratamento, quando disponível.

Cabe ao médico o papel de explicar a importância da busca pela solução ao problema de saúde e as possíveis melhorias na qualidade de vida do paciente e de sua família. Entretanto, a escolha é de responsabilidade do paciente. É ele quem deve dar a palavra final e decidir se seguirá ou não com os procedimentos e arcar com as consequências.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

TAGS
medico
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que faz os pacientes aderirem aos tratamentos prescritos por médicos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.