Quais são os problemas de saúde mais comuns que afetam as crianças?


  • +A
  • -A

Estar sempre atento ao próprio bem-estar é essencial pois qualquer desleixo aumenta significativamente as possibilidades de riscos à saúde. Sendo assim, deixar sintomas passarem despercebidos ou atrasar diagnósticos pode ser muito prejudicial no caso de alguma doença. Nas crianças esse tipo de preocupação deve ser ainda maior, já que são dependentes e possuem o sistema imunológico mais frágil.  

Segundo a Dra. Fernanda Freire, qualquer sinal de que a criança não está bem deve ser relatado imediatamente pelos responsáveis ao pediatra que a acompanha. “No início do quadro o pediatra pode optar por usar apenas medicações que aliviem os sintomas e acompanhar a criança, solicitando retorno próximo para fazer uma reavaliação”.

 

Infecções virais, na garganta e no ouvido são as doenças mais comuns em crianças

A médica diz que as doenças mais frequentes na infância são as infecções virais, como os resfriados, infecção de garganta (amigdalites) e de ouvido (otites). Por conta disso ela atenta para a diferenciação entre infecções virais e bacterianas, pois os tratamentos de cada uma diferem entre si. “Os antibióticos servem apenas para as infecções bacterianas. Como a maioria das infecções nas crianças são provocadas por vírus, o uso de antibiótico é necessário apenas quando acontece alguma complicação”.

Apesar de superarem a maioria das infecções com facilidade, as crianças têm maior chance de apresentar complicações do que um adulto. Isso porque seu sistema imunológico ou de defesa ainda não está completamente formado e maduro. “Por isso mesmo elas merecem uma atenção especial, para identificar precocemente qualquer sinal de gravidade e realizar o tratamento rapidamente para evitar complicações”, explica a pediatra.

 

Criança com imunidade baixa nem sempre se tornará adulto com saúde frágil

Ainda em relação ao sistema de defesa dos pequenos, há de se ressaltar que uma criança mais propensa a desenvolver doenças não necessariamente será um adulto com maior tendência a ter problemas de saúde. “Muitas vezes a criança pode apresentar mais infecções, pois foi muito cedo para a escola, foi exposta a mais microorganismos, e quando adulto, após a formação completa do sistema de defesa, pode ser muito saudável”, esclarece a profissional.

Outras formas de favorecer o sistema de defesa e prevenir doenças em crianças, de acordo com Fernanda, são: “investir bastante no aleitamento materno para evitar infecções e em uma dieta bem variada e equilibrada, que forneça todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo; e incentivar as crianças a brincarem mais ao ar livre e terem mais contato com a natureza”.


Dra. Fernanda Freire é pediatra, especialista em alergia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – CRM-SP: 130329 – seupediatra.com

Foto: Shutterstock

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os problemas de saúde mais comuns que afetam as crianças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.