AchèAchè
    search
    Título

    Qual deve ser o papel dos pais na alimentação dos filhos?

    Cuidados e Bem-estar
    Saúde Infantil

    Por

    Dizem que muitos dos hábitos e preferências das crianças surgem ao observar o comportamento de outras pessoas, especialmente familiares. Quando o assunto é a comida, esta situação não poderia ser diferente. A alimentação dos pais serve como modelo para os filhos, influenciando o que eles gostam de comer e de beber. Os adultos, portanto, têm um papel fundamental na criação dos hábitos alimentares dos pequenos.

     

    Alimentação dos filhos é um espelho dos hábitos dos pais

     


    “É essencial que os pais escolham alimentos saudáveis, tenham uma alimentação variada, comam sempre na mesa e sem televisão e
    evitem fast foods, alimentos ricos em açúcares e industrializados”, afirma a nutricionista Sílvia Ferolla.

    Por outro lado, o consumo de determinados alimentos não deve ser forçado e nem deve ser feito à base de chantagens com os filhos. Os pais não devem, por exemplo, estimular que a criança coma tudo o que está no prato em troca de um chocolate ou de um hambúrguer.

    O que os pais devem fazer é explicar os benefícios de uma alimentação saudável, sem exageros, e fazer acordos. Uma boa estratégia, segundo a profissional, é estabelecer um dia em que a criança poderá escolher uma guloseima.

     

    Pratos coloridos ajudam a despertar a vontade de se alimentar de forma saudável

     


    Diante dos filhos, comidas com açúcar devem ser evitadas, já que crianças até dois anos não devem consumi-las. O mesmo vale para os refrigerantes: “Refrigerantes são bebidas altamente calóricas, ricas em açúcares e aditivos e não trazem nenhum benefício nutricional”, diz a especialista. A partir dos dois anos de idade, os responsáveis devem dar preferência a água, suco natural sem açúcar, suco de vegetais, água de coco e doces de frutas.

    Para os pais ou responsáveis que têm dificuldade em tornar a alimentação saudável mais atrativa aos pequenos, uma das dicas de Sílvia é oferecer pratos variados e coloridos. “Ao apresentar um alimento novo, ofereça-o junto a um alimento que a criança já tem o hábito de consumir e coma pelo menos uma refeição ao dia com seu filho”, acrescenta a nutricionista.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes