Paladar infantil: Como acostumar os pequenos a comer alimentos saudáveis?


  • +A
  • -A

A maneira ideal de acostumar o paladar das crianças com alimentos saudáveis é iniciar a prática desde cedo, assim que o neném completar seis meses de vida. Antes disso, é muito importante o aleitamento materno exclusivo. A introdução alimentar deve começar já de cara com frutas, verduras, legumes e proteínas.

Novas comidas e sabores para crianças


“Isto deve ser feito de forma variada, mudando o jeito de preparo dos alimentos. É importante ter  paciência, pois o bebê está aprendendo a sentir outros sabores diferentes do leite do peito. Então não é para desanimar com a possível rejeição inicial. Aos poucos, deve-se ir aumentando a variedade da dieta”, explica a pediatra Ana Paula Pires Simão.

A médica acrescenta que não se deve adicionar sal e temperos prontos na alimentação, assim como açúcar, até os dois anos de idade, pois este é o período de formação do paladar das crianças. “Muitos estudos mostram que essa programação metabólica já acontece desde a gestação, então é muito importante a mãe se alimentar bem desde quando o bebê ainda está em sua barriga”.

Pais devem ser criativos e persistentes: pratos coloridos e contar historinhas 


Para estimular a criança a comer alimentos diferentes, Ana Paula sugere que sejam feitas ações divertidas no momento da refeição, mas sem exageros. “Na hora da alimentação não deve-se fazer brincadeiras, pois distrai a criança. Isso pode ser ruim pois ela está em uma fase de aprendizado. Sempre aconselho os pacientes a desligar televisão. O que se pode fazer é um prato colorido, com desenhos e outras coisas do tipo”.

Vale ressaltar que não existe um método certeiro que vai fazer com que a criança coma tudo de primeira, sem reclamar. Este processo é gradativo e por isso é importante que os pais tenham paciência e insistam de forma responsável. “Se a criança não gostar de determinado alimento, tente prepará-lo de outra forma ou dê um intervalo antes de oferecê-lo novamente. Segundo estudos, temos que oferecer 15 vezes o mesmo alimento à criança para estabelecer que ela realmente não gostou dele”.

Dra. Ana Paula K. Pires Simão é médica pediatra formada pela Universidade de Mogi das Cruzes e nutróloga. CRM: 125451

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Paladar infantil: Como acostumar os pequenos a comer alimentos saudáveis?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.