Merenda escolar: Quais são as opções mais saudáveis para os filhos?


  • +A
  • -A

A escolha da merenda escolar dos filhos pode até ser algo extremamente simples, mas é importante que os pais tenham atenção com os alimentos que seus pequenos consomem. Isso porque é comum que as crianças prefiram comer produtos industrializados, como biscoitos, bolos e batatas chips, na hora do recreio, que geralmente são cheios de açúcar, gordura e sal, três elementos que, em excesso, são bem prejudiciais.

 

Alimentos naturais e nutritivos devem ser priorizados na merenda

 


Tendo em vista que esses alimentos são muito calóricos, gordurosos e pouco nutritivos, fica a cargo dos pais orientar os filhos a levarem lanches mais saudáveis. É fundamental que os pais busquem uma dieta balanceada, para que a criança absorva todas as vitaminas e minerais necessários em sua alimentação.

“Sempre oriento mandar um carboidrato (pão com requeijão, bolo), água, chá ou água de coco natural” e uma fruta in natura (mas não o suco de fruta de caixinha, que só tem açúcar, e nem mesmo o suco natural, pois este possui muita frutose, que é o açúcar da própria fruta)”, comenta a pediatra Ana Paula Pires.

 

Convencendo os filhos a substituir frutas por biscoitos

 


Contudo, convencer os filhos a levarem esses alimentos mais saudáveis para o colégio, enquanto os colegas comem tudo aquilo que é considerado mais gostoso, acaba sendo um desafio. Por isso mesmo é válido acostumá-los desde cedo a gostar das opções mais nutritivas. Isso pode, inclusive, levar a escolhas mais saudáveis ao longo da vida.

“O melhor jeito é o exemplo. Ou seja, se os pais têm o hábito de comer na frente dos filhos coisas naturais, saudáveis, a tendência é que os pequenos passem a comer também esses alimentos, sem nenhum esforço. Mais do que isso, é provável que eles apreciem e façam questão de ter esses itens em suas lancheiras”, conclui.

 

Dra. Ana Paula K. Pires Simão é médica pediatra formada pela Universidade de Mogi das Cruzes e nutróloga. CRM: 125451

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Merenda escolar: Quais são as opções mais saudáveis para os filhos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.