Como tornar a hora de comer mais divertida para as crianças?


  • +A
  • -A

Tornar a hora de comer a mais divertida possível para uma criança é fundamental para que ela consiga desenvolver hábitos alimentares saudáveis e variados. É muito importante quando isso ocorre desde cedo pois são os primeiros anos de vida que irão definir a aceitação dos pequenos pelo diferente. Para ter sucesso na tarefa, os pais devem apostar em alguns métodos.

Como fazer as crianças comerem?


Segundo a pediatra Lídia Mayrink, uma das maneiras de tornar a refeição das crianças mais prazerosa é fazer com que elas interajam com os alimentos, inclusive participando da escolha e da preparação deles. “Isso acaba os estimulando a preparar seus próprios lanches”. A médica também aconselha incluir nas refeições da criança, sempre que possível, seus alimentos de maior preferência. “Assim, ela aceitará com mais facilidade os outros”.

Explicar para a criança a função dos alimentos, de forma simplificada, é outro mecanismo. “Por exemplo, a cenoura ajuda a enxergar melhor para ver filme, o brócolis ajuda a ficar mais inteligente para os joguinhos, a batata ajuda a ficar mais forte para chutar a bola e fazer gol, e assim vai”. É interessante que os pais insistam com as novidades, pois nem sempre a criança concorda em comer o que lhe é oferecido pela primeira vez. “Algumas precisam provar o mesmo alimento de oito a dez vezes antes de aprová-lo”.

Nunca force uma criança a comer alguma coisa


O esforço para fazer a criança comer corretamente é essencial, mas ela jamais deve ser forçada. “Deve-se dar apenas o que ela estiver disposta a ingerir. Todavia, quando ela comer, é importante fazer o reforço positivo com elogios”. Receber uma alimentação correta desde cedo pode ainda evitar problemas no futuro, como obesidade, hipertensão, dislipidemia e diabetes. “Os dois primeiros anos são os mais importantes, pois é nessa fase que ocorre a ‘programação metabólica’”.

Brincadeiras com a imaginação


A médica sugere também que os pais usem a imaginação. Algumas brincadeiras podem despertar nas crianças o interesse pela comida. “Que tal fazer a festa do brócolis na barriga? E a couve flor vai ser convidada… Que tal chamar ervilha de ‘bolinha do Shrek’? Que tal fazer uma piscina de bolinhas na barriga com grão de bico?”

Dra. Lídia Mayrink de Barros é pediatra formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É docente na instituição, no Departamento de Pediatria, e atua também como pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade MadreCor. CRM-MG: 42696.
Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diabetes
obesidade
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como tornar a hora de comer mais divertida para as crianças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.