Qual é a importância de inserir frutas na dieta das crianças?


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As frutas, assim como os vegetais e os cereais integrais, devem ser a base da dieta a ser estimulada e inserida na infância, pois, de um modo geral, contém diversas vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento do organismo. As vitaminas A, C, E e alguns minerais como potássio e cálcio são bons exemplos.

Frutas in natura devem ser preferidas

“As frutas são, sobretudo, fonte de fibras diversas, incluindo as fibras solúveis, fundamentais para a saúde intestinal e do sistema imunológico, por consequência”, recomenda a nutricionista Carla Cotta. “Elas devem ser ofertadas a partir do sexto mês de vida e, pelo menos, de 3 a 5 porções ao dia, sempre na opção de fruta in natura e não na forma de sucos de caixinhas e derivados”.

A profissional explica que as opções de sucos e outros industrializados com frutas não são indicadas pois a oferta de açúcares é bem maior do que o contido em uma porção de fruta in natura. Nesta condição, o complexo nutricional está mais preservado e muitas vezes a casca e seus ricos nutrientes podem ser aproveitados.

Dicas de frutas e modo de introduzi-las na dieta das crianças

“Vale a pena apostar em frutas cítricas ou ricas em vitamina C, tais como goiaba, abacaxi, camu camu, acerola, caju, laranja e tangerina, além das frutas alaranjadas ricas em carotenóides e vitamina A, tais como mamão e manga. Frutas como o abacate, rico em gorduras boas e vitamina E, também são pedidas interessantes”.

As frutas devem ser introduzidas e servidas em pedaços pequenos, inteiras ou levemente amassadas, para que a criança conheça as texturas e sabores específicos de cada alimento. Nesta fase o paladar é “treinado”, então é o momento de introduzir os alimentos sem mascará-los. “É importante variar os sabores, pois assim variam-se os nutrientes e, desta forma, são ofertados minerais e vitaminas para todas as necessidades das crianças. A ideia é estimular o prato colorido”.

Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – http://www.carlacotta.com.br/ – Contato via Facebook (carlacottanutricao) e Instagram (@carlacottanutricao)

Foto: Shutterstock

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