O zinco pode ser suplementado para prevenir surtos de diarreia?


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A diarreia, condição que provoca evacuações frequentes e descontroladas, é um problema causado pela intolerância do corpo a algumas substâncias, como leite, e pelo consumo de alimentos contaminados com vírus, bactérias e protozoários. Mas, apesar de a alimentação ser um dos fatores que pode desencadear uma diarreia, alguns cuidados com a dieta também podem ajudar a preveni-la, principalmente, por meio do consumo do zinco.

Zinco acelera a recuperação do intestino


“O zinco atua no nosso sistema imunológico e poderá auxiliar na defesa da mucosa do intestino frente aos agentes patogênicos presentes nos alimentos contaminados”, afirma a nutricionista Adriana Ávila. No entanto, a especialista acredita que a eficácia da resposta do nutriente dependerá da quantidade desses agentes invasores no sistema gastrointestinal.

“No caso de uma pessoa com diarreia, o zinco vai acelerar a regeneração das células intestinais, os enterócitos, que conseguirão absorver mais água e sais minerais”, explica a profissional. Com isso, a infecção acaba mais rápido, evitando desidratação e emagrecimento, que são as complicações mais comuns em pacientes com diarreia. O nutriente também dificulta a entrada de organismos invasores.

Alimentos ricos em zinco


O zinco pode ser adquirido por meio da suplementação prescrita por um médico como forma de prevenção, mas também pode ser encontrado na alimentação. Carnes em geral, mas principalmente no fígado de boi, além de frutos do mar, cereais, caldo de feijão, grão-de-bico, leite e derivados, desde que sem lactose, são alguns exemplos. Certifique-se de que os alimentos são de boa procedência e de cozinhá-los bem para eliminar qualquer microrganismo que possa estar presente e piorar a diarreia.

Outros cuidados com a alimentação também são importantes para prevenir um surto de diarreia, como cita Adriana: “Devemos preferir arroz branco, batata, banana, caldos de carnes magras, maçã crua ou cozida sem casca e chás suaves, como camomila, erva-doce, hortelã e menta”. Biscoitos de água e sal, torradas e outros alimentos leves também devem ser priorizados, tanto para evitar a diarreia, quanto para não prender o intestino posteriormente.

Adriana Ávila é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

Foto: Shutterstock

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