Por que tomar refrigerantes provoca gases?


  • +A
  • -A

O consumo de refrigerantes provoca não apenas a liberação dos gases que fazem parte da composição da bebida, mas também contribui para a produção de mais gases por conta de outros elementos em sua fórmula, como açúcares. Além de produzirem e permitirem a eliminação em excesso de gases, os refrigerantes trazem diversos malefícios à saúde.

Açúcar dos refrigerantes também contribuem na formação de gases


“A principal razão dos refrigerantes provocarem gases está no fato deles conterem uma grande quantidade de gás carbônico em sua composição. Quando os ingerimos, nosso organismo imediatamente inicia um trabalho para tentar eliminá-los”, explica o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.

Conforme explica o médico, outros componentes dos refrigerantes também podem favorecer a formação de gases, especialmente a frutose, um açúcar presente em grande quantidade em sua composição. “Quando a frutose dos refrigerantes é digerida pelas bactérias do nosso intestino, forma-se uma grande quantidade de gás”.

Tipos de gases e riscos associados à sua ingestão


De acordo com o especialista, apesar dos refrigerantes provocarem normalmente sensação de “estufamento” e desconforto, eles não causam nenhuma lesão mais grave. No entanto, pessoas com outros problemas gastrointestinais podem ter uma piora do seu quadro clínico quando ingerem os refris. “Portadores de doença do refluxo gastroesofágico, por exemplo,
podem encontrar complicações se beberem refrigerantes”.

Os gases provocados pelos refrigerantes diferem daqueles formados por outros tipos de alimentos. Segundo o Dr. Fabio, a principal diferença está no tipo do gás formado. “Enquanto no refrigerante o principal gás é o carbônico, na digestão de outros alimentos é comum a formação de gases como o metano, por exemplo”.

Dr. Fabio Luiz Maximiano é gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina do ABC e atua na BV Especialidades Médicas, em São Paulo, e na Clínica Jardim, em Santo André. CRM-SP: 117078

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que tomar refrigerantes provoca gases?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.