Por que saladas são opções arriscadas em restaurantes desconhecidos?


  • +A
  • -A

Ao frequentar restaurantes e lanchonetes, os clientes, na maioria das vezes, não veem o local em que os alimentos são preparados e não sabem como é feita a higienização do ambiente e dos produtos utilizados nas refeições. No caso de estabelecimentos desconhecidos ou pouco confiáveis, pedir uma salada torna-se uma opção arriscada.

Salada contaminada pode causar diarreia e gases


O problema é que, em alguns casos, o processo de limpeza não é feito de forma adequada. “Nem sempre as verduras e os legumes são bem lavados com água tratada ou passam pelo processo de desinfecção feito com hipoclorito de sódio a 2,5%, ou seja, uma colher de sopa de hipoclorito para um litro de água em imersão durante 15 minutos”, explica a nutricionista Adriana Ávila.  

Quando este procedimento não é seguido, há o risco de que bactérias, parasitas, larvas, resíduos de terra e excesso de agrotóxicos permaneçam nos legumes e verduras. As consequências podem logo ser sentidas pelos clientes: diarreia, náusea, vômito, cólica, fraqueza, gases, febre, mal-estar e dores abdominais são alguns dos sintomas.

Frutos do mar e carne mal passada devem ser evitados em lugares desconhecidos


Entretanto, o consumidor pode ter problemas mesmo que os alimentos tenham sido limpos de forma adequada. “Outro risco é esses alimentos terem sido higienizados corretamente, mas durante o preparo das saladas, o manipulador não ter lavado bem as mãos, as facas, a bancada e os recipientes e provocar uma nova contaminação dos alimentos”, afirma a profissional.

Além das saladas, Adriana recomenda que os clientes de restaurantes pouco confiáveis evitem ainda outros tipos de alimentos. A nutricionista cita carnes cruas ou mal passadas, em geral, peixes e frutos do mar, salada de maionese, molho vinagrete, coxinha ou empada de frango desfiado e pastel de palmito, devido ao botulismo, envenenamento causado por toxinas liberadas por uma bactéria.

Adriana Ávila é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diarreia
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que saladas são opções arriscadas em restaurantes desconhecidos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.