Quem solta mais gases durante o dia? Homens ou mulheres?


  • +A
  • -A

Apesar de muitos acharem que homens e mulheres eliminam gases ao longo do dia em quantidades diferentes, isso não é necessariamente verdade. A produção de gases no intestino é a mesma independentemente do gênero. O que realmente influencia na produção e liberação desses gases é, principalmente, a dieta seguida por cada indivíduo.

“Não há na literatura uma diferença bem estabelecida com relação à incidência de gases e o sexo quando não há nenhuma outra alteração associada”, afirma o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano. Como não existe diferença entre os aparelhos digestivos dos dois sexos, apenas questões externas poderiam explicar uma possível estatística que mostrasse disparidade entre homens e mulheres na liberação de gases.

Liberação de gases em homens e mulheres pode variar por comportamentos diferentes


De acordo com o médico, algumas particularidades de cada gênero podem contribuir para que a
formação de gases seja diferente entre homens e mulheres. “As mulheres, por questões hormonais, tendem a ter um trânsito intestinal mais lento que os homens e isso pode levar ao acúmulo de gases, especialmente se forem mais constipadas”.

Questões culturais e de comportamento também ajudam a entender disparidades de gênero em relação à eliminação diária. Por motivos de educação e criação, mulheres tendem a soltar menos gases em público, ao passo que homens fazem isso com mais frequência, menos (ou nenhuma) culpa e até mesmo por diversão. “Essa carga cultural realmente pode influenciar, mas não na produção, apenas na eliminação dos gases”.

Alimentação é o que define o grau de produção e liberação de gases


A dieta é o ponto chave para os processos de produção e liberação de gases em homens e mulheres. Conforme afirmou o Dr. Fabio, “a alimentação, sem dúvida, influencia na produção, independentemente do sexo”.
Se você costuma consumir no seu dia a dia alimentos como feijão, leite, ovos, cebola e refrigerantes, terá mais gases formados.

Dr. Fabio Luiz Maximiano é gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina do ABC e atua na BV Especialidades Médicas, em São Paulo, e na Clínica Jardim, em Santo André. CRM-SP: 117078

Foto: Shutterstock

TAGS
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quem solta mais gases durante o dia? Homens ou mulheres?"

Nazira ayan

Eu gostaria de receber orientação sobre alimentos que mais acumulam gases no aparelho digestivo, e como evitar o acúmulo de gases. Obrigada

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.