Quanto tempo costuma durar um surto de diarreia?


  • +A
  • -A

Os casos de diarreia apresentam, em geral, duração curta e são autolimitados. “Este período costuma variar entre cinco e sete dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda.

 

Perigos e causas dos tipos de diarreia

 


Segundo o médico, o tempo não é o maior determinante de gravidade na diarreia. O que faz com que ela seja considerada perigosa é a presença de sinais de alarme, tais como
desidratação, vômitos constantes, febre alta persistente, sangue ou muco nas fezes e perda ponderal importante.

Tanto a diarreia persistente (mais longa) quanto a aguda (mais curta) apresentam causas semelhantes, sendo as infecciosas (por vírus, bactérias e protozoários) as mais frequentes. “Daí a necessidade do tratamento de suporte (hidratação com dieta) e uso de antibióticos e/ou antiparasitários (em casos de giardíase, amebíase)”.

 

Tratamento para diarreia depende da seriedade do quadro

 

Os tratamentos das diarreias de duração breve e prolongada são individualizados, devido às particularidades de cada uma. “A diarreia de curta duração deve ser tratada apenas com medidas de suporte (hidratação, dieta e sintomáticos), enquanto as mais prolongadas necessitam de exames complementares em busca da etiologia específica e do  tratamento direcionado”. A suplementação de zinco também pode ser indicada, para ajudar a repor esse mineral importante no organismo.

A diarreia persistente (ou crônica) costuma durar entre três e quatro semanas e pode indicar males como a síndrome do intestino irritado ou outros mais graves, tais quais a doença de Crohn e colites ulcerosas. Tanto ela quanto a aguda podem ser amenizadas com a adoção de práticas saudáveis. Manter uma dieta balanceada, por exemplo, pode acelerar a recuperação.  

 

Dr. Alexandre de Sousa Carlos é gastroenterologista formado pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122226

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diarreia
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quanto tempo costuma durar um surto de diarreia?"

Celia

Bom dia doutor. Meu neto de 6 meses esta com virose, ficou 7 dias com diarreia e uma assadura na carne viva, quando estava melhorando começou a vomitar. E agora esta com diarréia de agua e vomitando e chora muito. Vai ao PS faz exame de sangue so da virose toma soro intravenal e volta pra casa isso ja a terceira vez. Por quanto tempo dura essa situação? E oq devemos fazer? Estamos desesperados. Obrigada

Marta

Meu filho tem dois anos e tres meses esta com diarreia ja faiz sete dias ja levei no p a disem que é normal ja tirei alimentos pessados n Sei o que fazer

Tamires lampert

Meu marido está mas de um mês com diarréia e não passa o que podemos fazer já fez uns tratamento e não adiantou.o que faço?

Cuidados Pela Vida

Olá Celia, conforme afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, a duração da diarreia pode “variar entre cinco e sete dias”; contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda. O ideal é continuar com o tratamento e consulta com o médico para que ele possa acompanhar o quadro indicar o tratamento adequado. Melhoras ao seu neto. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.