Quais são as principais causas de diarreia em crianças?


  • +A
  • -A

A diarreia em crianças é classificada em dois tipos, aguda e crônica, os quais se distinguem pelo seu tempo de duração. A aguda costuma se manter por menos de duas semanas, enquanto a crônica ultrapassa este período. Cada uma se manifesta por causas distintas, em função de suas particularidades.

“Em crianças, a diarreia aguda (menos de 14 dias de duração) é, em sua maioria, de etiologia infecciosa, sendo as virais (rotavírus, adenovírus) as mais frequentes, seguidas pelas bacterianas e parasitárias. Na diarreia persistente/crônica (mais de 14 dias de duração) as principais causas são síndrome pós-enterites, intolerância à proteína do leite da vaca, intolerância à lactose e enteroparasitoses (giardíase)”, comenta o gastroenterologista Alexandre de Souza Carlos.

Desidratação deve ser combatida pelos pais


O principal cuidado que os pais devem ter quando os filhos estiverem com diarreia é evitar a desidratação. “Para isso, é importante estimular a oferta de líquidos sempre após cada evacuação. Em algumas situações pode-se ofertar soro caseiro. Nos casos de desidratação grave (olhos fundos, urina concentrada e em pequena quantidade, boca seca, sonolência), os pais devem procurar atendimento médico”.

De acordo com a pediatra Mariana Facchini Granato, além dos cuidados com a hidratação a criança deve receber uma dieta leve, mas sem deixar de se alimentar. “Também é preciso ter cuidado com a região perineal, visando evitar assaduras, que frequentemente aparecem nos quadros de diarreia, principalmente quando a criança ainda usa fraldas”, completa a médica.

 

Perigos da diarreia aguda


Apesar de geralmente ser autolimitada, requerendo apenas cuidados domiciliares, a diarreia aguda é considerada perigosa em crianças imunodeprimidas ou que não melhoraram com o tratamento caseiro. “Nestes casos, pode ocorrer desidratação grave, distúrbios hidroeletrolíticos, insuficiência renal aguda e até choque. Para evitar tais complicações, os pais devem estar sempre alertas aos sinais de gravidade”, explica Alexandre.

 

Zinco é um importante aliado contra a diarreia

De acordo com o cirurgião geral e coloproctologista Dr. Leonardo Estenio Iezzi, o zinco também cumpre papel importante no processo. “O zinco é um mineral importante que atua como cofator em diversos metabolismos das proteínas, carboidratos e lipídeos”, explica. “Sua deficiência torna frágil todos esses mecanismos, podendo interferir na absorção dos alimentos e de água, levando ao aumento do trânsito intestinal, da produção de muco e, consequentemente, à diarreia”.

Considerando os hábitos alimentares do brasileiro, a suplementação do zinco na dieta é bem simples, segundo o médico “Ele está presente em vários alimentos habituais ao brasileiro, como carnes vermelhas, frango, germe de trigo, alguns frutos do mar (lagosta, mariscos), semente de girassol e a tradicional castanha do Brasil (castanha do Pará)”, completa.

 

 

Dr. Alexandre de Sousa Carlos é médico gastroenterologista formado pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122226

Dra. Mariana Facchini Granato é pediatra, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e é formada pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 129350

Dr. Leonardo Estenio Iezzi é cirurgião geral e coloproctologista formado na Universidade de São Paulo (USP) e atua na capital paulista. CRM-SP: 127995

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais causas de diarreia em crianças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.