Qual o papel do zinco na recuperação de uma diarreia?


  • +A
  • -A

O zinco é um componente importante na recuperação de diarreia, especialmente a aguda, que acomete mais as crianças. Ele ajuda a reduzir a frequência e a duração dos episódios de evacuações, regula a perda de água nas fezes e contribui na manutenção da integridade da mucosa do intestino, dificultando a entrada de microrganismos.

“A suplementação de zinco durante um quadro de diarreia aguda mostrou-se benéfica em alguns estudos, com redução da duração e gravidade dos episódios, além de redução das taxas de hospitalizações e mortalidade associada à doença”, conta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Segundo ele, há evidências de que um grande número de crianças e lactentes têm deficiências nas concentrações deste nutriente nos países em desenvolvimento.

Ação do zinco no organismo das crianças


“As crianças são as maiores vítimas e as que apresentam melhores resultados imediatos após a suplementação de zinco”, diz o médico. A ação do mineral é, portanto, essencial, ainda mais tendo em vista que em um quadro infeccioso agudo a desidratação e diminuição do apetite causadas pela doença contribuem para as altas taxas de mortalidade.  

O zinco é considerado um dos mais importantes micronutrientes da dieta humana, pois participa em várias funções celulares, como a síntese de proteína e proliferação celular. “A função exata do zinco nas infecções intestinais de diversas etiologias não é totalmente compreendida, mas alguns trabalhos mostram que ele poderia atuar na regulação da resposta imunológica e no controle da perda de fluidos, além de exercer papel antioxidante”, acrescenta Dr. Alexandre.

Fontes de zinco na alimentação


Quanto à obtenção do zinco, a gastroenterologista Aedra Kapitzky
diz que ela pode ser garantida naturalmente através da alimentação. “Os alimentos mais ricos são os de origem animal, como ostras, camarão, carne de vaca, frango e peixe. Podemos encontrar o zinco ainda em grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos. Em frutas e hortaliças, a concentração de zinco é baixa, além da sua biodisponibilidade ser reduzida”.

Dr. Alexandre de Sousa Carlos é gastroenterologista formado pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122226

Dra. Aedra Kapitzky Dias é gastroenterologista e possui especialização com residência de gastroenterologia no Hospital das Clínicas de São Paulo (USP). CRM: 147.404

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diarreia
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual o papel do zinco na recuperação de uma diarreia?"

EDIELLY

O CAMARAO FRITO E SAUDAVEL COMO ZINCO PARA O ORGANISMO ?E QUAL A PORÇÃO MAXIMA PARA CONSUMO DESSE ALIMENTO ?

Cuidados Pela Vida

Olá Edielly,
O zinco é um micronutriente muito importante para o organismo humano e está presente em quantidades significativas no camarão, porém para que este alimento seja considerado saudável, ele deve ser preparado principalmente de forma cozida, grelhada ou assada, pois as frituras em geral, devem ser evitadas por aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Para saber a quantidade recomendada de cada alimento é preciso passar em consulta individualizada com um profissional nutricionista, pois dependendo da faixa etária, sexo e condição clínica, as recomendações nutricionais podem ser diferentes. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.