O excesso de fibras na dieta pode causar flatulência excessiva?


  • +A
  • -A

A produção de gases é uma consequência natural da atuação das bactérias encontradas no aparelho digestivo no processo de digestão de alimentos que ocorre no corpo humano. Em alguns casos, no entanto, essa produção pode aumentar consideravelmente, provocando dores, desconforto e até constrangimento, como nos casos do excesso de fibras na dieta.

 

Consumo de fibras com pouca água pode aumentar produção de gases

 


O consumo exagerado de alimentos ricos em fibras pode gerar flatulência excessiva. “Se a pessoa ingerir fibras em excesso e não beber água, o que pode ocorrer é uma constipação e um dos sintomas pode ser o aumento na produção de gases, já que as bactérias se alimentam das fibras”, alerta a nutricionista Giovana Morbi.

Cereais, como a aveia e a cevada, verduras, como a alface e a couve, além de alimentos integrais são fontes de fibras. Entretanto, não elimine este nutriente da sua dieta. O correto é apenas evitar exageros e beber água em quantidades adequadas, já que as fibras são importantes para o trânsito intestinal e ajudam a controlar as taxas de glicemia e colesterol.

 

Mastigar de boca fechada ajuda a diminuir a flatulência

 

É possível reduzir a produção de gases pelo organismo por meio da alimentação e de alguns cuidados na hora de comer. “O primeiro ponto é comer com a boca fechada e mastigar bem os alimentos, sem ansiedade. Depois, é preciso avaliar quais alimentos aumentam a fermentação e o desconforto gástrico”, afirma a nutricionista. Isso varia para cada indivíduo de acordo com a flora intestinal e o nível de alergia ou de intolerância alimentar.

Para descobrir quais alimentos são mais ou menos indicados, é necessária a avaliação de um profissional, já que o excesso de flatulência pode atrapalhar a vida profissional e pessoal de cada paciente e deve ser tratado. “Alguns alimentos e ervas podem aliviar o problema, como folhas da alcachofra, salsa, hortelã, camomila, erva-cidreira, gengibre, canela, pimenta-da-jamaica e o kombucha”, recomenda Giovana.

 

Dra. Giovana Morbi é nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076 – http://www.giovanamorbi.com.br/
Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O excesso de fibras na dieta pode causar flatulência excessiva?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.