Meteorismo: O que é? Como se prevenir?


  • +A
  • -A

O meteorismo é um transtorno digestivo com sintomas que representam mal-estar intestinal generalizado. Se caracteriza pelo acúmulo de gases no cólon em função de fermentação intestinal excessiva. É considerado, em alguns casos, uma consequência da aerofagia, que é a deglutição de ar excessiva durante a alimentação.  

“O meteorismo se refere à distensão, ao som e ao desconforto causados pelo acúmulo de gases no sistema digestivo. Em uma menor proporção, esse excesso de gases ocorre por distúrbios alimentares como a aerofagia, que acontece quando engolimos ar inconscientemente pela ansiedade ou por comer muito depressa”, explica o gastroenterologista Stéfano Gonçalves.

 

Causas do meteorismo e alimentação

 


Dentre os sintomas do meteorismo, pode-se destacar o
inchaço no estômago, dor abdominal leve, flatulência e distensão abdominal. A adoção de hábitos alimentares saudáveis é essencial para tratar este quadro. Evitar alimentos de fermentação fácil, como cebolas e leguminosas, é válido para eliminar os gases intestinais.  

“Quando temos algum distúrbio na absorção dos alimentos, como na intolerância à lactose, esses alimentos fermentam pela ação das bactérias no intestino provocando gases e seus sintomas. As bebidas gaseificadas, como cerveja e refrigerantes, também pioram esse problema do meteorismo”.

 

Prevenção e riscos do meteorismo

 


Para prevenir o meteorismo é necessário primeiro descobrir a sua causa. Depois disso será possível evitá-lo. “Apesar de ser desconfortável e levar à perda de qualidade de vida, o meteorismo em si não representa nenhum perigo. Porém, sua causa pode gerar risco para a saúde, então é importante que a avaliação médica seja feita”, destaca o Dr. Stéfano.

 

Dr. Stéfano Gonçalves Jorge é gastroenterologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua no Centro Clínico Castelo e no Hepcentro. CRM-SP: 88173

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Meteorismo: O que é? Como se prevenir?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.