A intolerância à lactose pode causar diarreia nas pessoas?


  • +A
  • -A

A intolerância à lactose se estabelece quando há ausência parcial ou total de uma enzima chamada lactase, a qual é responsável por digerir a lactose, um dos principais açúcares presentes no leite. Quem possui esta condição sofre com os efeitos que ela costuma causar. Cólica, distensão (inchaço) abdominal e diarreia são alguns desses efeitos.

Perigos da diarreia causada pela intolerância à lactose


“A intolerância à lactose é uma condição frequente e de caráter benigno que se manifesta com sintomas exclusivamente gastrintestinais. Os mais frequentes são dor abdominal, flatulência e diarreia”, aponta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Esses sintomas aparecem logo após a ingestão de algum produto lácteo, entre 30 minutos e duas horas depois do consumo.

A intensidade dos sintomas costuma variar de acordo com a quantidade de lactose ingerida por quem tem a intolerância. Se por acaso um paciente acabar consumindo mais lactose do que deveria, pode ter uma diarreia bastante volumosa e com perda excessiva de líquido, ou seja, uma complicação grave. Por isso é ideal adequar a alimentação, evitando a lactose ao máximo.  

Causas da intolerância à lactose e formação dos sintomas no organismo


A causa da intolerância à lactose é, em muitos casos, genética, mas também pode estar associada a doenças gastrointestinais. Gastroenterites virais ou bacterianas, por exemplo, podem destruir as células produtoras de lactase que revestem o intestino delgado, fazendo com que a digestão da lactose seja dificultada.

Em condições normais, a lactose é digerida no intestino delgado sem libertação de bolhas gasosas. Quando ela não é digerida adequadamente, passa para o intestino grosso, onde é degradada apenas em parte pelas bactérias presentes. Isso contribui para a formação dos sintomas da intolerância, o que inclui gases. “A produção de gases em excesso (flatulência) é bastante comum na intolerância a lactose. Isto se deve à fermentação da lactose não digerida por bactérias do intestino grosso”.

Dr. Alexandre de Sousa Carlos é médico gastroenterologista clínico formado pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122226

Foto: Shutterstock

TAGS
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "A intolerância à lactose pode causar diarreia nas pessoas?"

Vanessa

Meu filho tem dois anos e meio, e suspeito que ele tenha intolerancia a Lactose, pois sempre depois de beber leite,ou comer leite ninho puro que gosta muito,sua barriguinha fica muito inchada.Recentemente ele tomou as tres doses do remedio Helmilab mebendazol, pois estava com muita diarreia,amarela,espumosa, com muito odor.ficou quase uma semana bom,tendo o bolo fecal mais durinho.Mas hoje ele voltou a ter diarreia.Meu pai comprou Cefalexina pra dar a ele, mas estou em duvida se posso,pela questão da diarreia.Você me ajuda?

Angela Cristina Santos Araújo

Eu fui a pouco diagnóstica pela gastro através de exame com intolerância lactose. Tenho quase todos os sintomas descritos, só não diarréia. No exame resultado de após 120 minutos, 97 mg/dL e jejum (glicemia basal), 93 mg/dL. Gostaria de ouvir mais opiniões sobre isso. Obrigada

Cuidados Pela Vida

Oi Vanessa, não é indicado o uso de medicamentos sem a devida prescrição médica. O ideal é que você leve seu filho ao pediatra, para que ele possa investigar o motivo dos sintomas e indique o tratamento adequado. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Angela, leve o resultado dos exames realizados para o médico que o solicitou, assim ele pode esclarecer suas dúvidas e indicar o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.