Estou com gases e sem dormir: qual é a melhor posição para pegar no sono?


  • +A
  • -A

A produção de gases em excesso, em alguns casos, pode provocar sintomas tão fortes que acabam atrapalhando uma pessoa a pegar no sono. “O excesso de gases no trato gastrointestinal pode levar a uma sensação de desconforto ou provocar até mesmo dores abdominais do tipo cólica, que podem dificultar o paciente a iniciar o sono ou até mesmo acordá-lo se forem muito intensas”, explica o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases


Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que a posição pode favorecer a saída dos gases e reduzir o desconforto. “Baseado na anatomia do trato gastrointestinal, podemos dizer que dormir de lado pode ajudar o livre trânsito dos gases pelo intestino, favorecendo sua eliminação e aliviando, assim, os sintomas”, afirma o especialista.

Nenhum estudo já feito analisou as melhores posições para dormir diante do excesso de gases. Por outro lado, adotar algumas medidas antes de deitar é uma forma eficaz de aliviar as dores: “É interessante, especialmente nas últimas refeições do dia, que o paciente faça-as sem correria, comendo de forma lenta e tranquila, evitando a deglutição de grandes quantidades de ar”.

Comer feijão no jantar pode atrapalhar


Os cuidados com as refeições devem levar em consideração também o tipo de alimento consumido, o que também influencia na produção de gases e em uma possível má qualidade do sono. Maximiano recomenda evitar a ingestão de feijão, soja, grão-de-bico e outros grãos, em geral, além de frutas com casca, vegetais crus, leite e produtos derivados e bebidas gasosas.

“Estes alimentos têm carboidratos de difícil absorção e, especialmente à noite, não temos a oportunidade de eliminar os gases produzidos por sua digestão porque deitamos pouco depois”, alerta o gastroenterologista. O paciente também pode utilizar medicamentos para tratar o problema, desde que sempre acompanhado por um profissional.

Dr. Fabio Luiz Maximiano é gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina do ABC e atua na BV Especialidades Médicas, em São Paulo, e na Clínica Jardim, em Santo André. CRM-SP: 117078

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Estou com gases e sem dormir: qual é a melhor posição para pegar no sono?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.