Por que alguns gases têm cheiro forte e outros aparentemente não?


  • +A
  • -A

Soltar gases é algo absolutamente normal, sendo que, em média, um indivíduo os elimina cerca de 20 vezes por dia, seja pelo ânus ou pela boca, por meio do arroto. O que intriga muita gente em relação a isso é o fato de alguns gases terem o odor forte e outros não aparentarem ter cheiro. Por que será que isso ocorre?

“O que determina o mau cheiro dos gases é a quantidade de derivados do enxofre presente. Alguns alimentos como o ovo e a cebola, por exemplo, sabidamente provocam gases com cheiros piores por conta de serem ricos em enxofre”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Alimentação, problemas intestinais e formação de gases com forte cheiro


Apesar do odor dos gases ser fortemente relacionado ao tipo de alimento ingerido, existem outras situações que provocam a situação. “Quando a flora intestinal está alterada, seja por uso de medicamentos ou por algumas condições clínicas (infecção intestinal, obstrução intestinal, colites), os gases produzidos também apresentam mau cheiro”.

A formação de gases com forte odor de fato pode estar relacionada a problemas intestinais, mas em geral vem da alimentação mesmo. “Uma vez descartada a suspeita de que a dieta seja a responsável pelo mau cheiro dos gases, deve-se investigar algumas doenças que podem alterar o equilíbrio da flora intestinal”.

Gases barulhentos x silenciosos


Segundo o médico, ao passo que os gases com mau cheiro possuem maior quantidade de derivados do enxofre, os gases que fazem barulho possuem maior quantidade de metano, que é inodoro. Por isso existe a brincadeira de que os “pum” barulhento é “inofensivo”. O mau cheiro também se origina de uma má absorção e da fermentação de carboidratos no intestino.

Dr. Alexandre de Sousa Carlos é gastroenterologista formado pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122226

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que alguns gases têm cheiro forte e outros aparentemente não?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.