Gases: O que fazer para aliviar as dores rapidamente?


  • +A
  • -A

A presença de gases no intestino não é algo que deve ser visto com estranheza, já que é a digestão dos alimentos uma das maiores responsáveis por sua produção. No entanto, quando em excesso, os gases podem provocar dores e inchaço na barriga. Se isto acontecer, algumas medidas podem ajudar a aliviar os sintomas rapidamente.

 

Medicações ajudam a aliviar as dores provocadas por gases

 


Para a nutróloga Paula Whyte, o uso de medicações com ação antiflatulenta pode ser bastante útil para aliviar a dor, desde que utilizadas com a orientação de um profissional. A médica também aconselha a comer mais devagar e evitar falar durante as refeições para reduzir a quantidade de ar engolida.

Segundo a profissional, o tratamento do excesso de gases intestinais deve ser multifatorial. “Prática regular de atividade física para melhora da motilidade intestinal, uso de probióticos visando uma flora intestinal saudável e uma dieta balanceada são algumas dicas para a melhora dos sintomas”, recomenda a nutróloga.

 

Cuidar da alimentação evita excesso de gases e dores

 


Mudanças na alimentação também podem ajudar as reduzir o excesso de gases e as dores por eles causadas. A nutróloga cita alguns exemplos de alimentos que aumentam a quantidade de gases: “O leite, caso o indivíduo seja portador de intolerância à lactose, adoçantes à base de sorbitol, leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha, e alimentos ricos em farinha de trigo, como bolo, biscoito e pão, em caso de sensibilidade ao glúten”.

No entanto, apesar da Medicina saber que alguns alimentos estão mais relacionados ao problema, Paula acredita que a retirada brusca e permanente de alguns ingredientes, sem o acompanhamento de um profissional, pode gerar deficiências nutricionais importantes. Antes de tomar qualquer atitude, consulte um médico para avaliar a causa do excesso de gases e os possíveis efeitos da retirada de alimentos da dieta.

 

Dra. Paula Paixão de Madrid Whyte é nutróloga, especializada em Clínica Médica e é integrante do Núcleo de Nutrologia da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 49673.

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Gases: O que fazer para aliviar as dores rapidamente?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.