Por que o excesso de gases causa dor na barriga?


  • +A
  • -A

Os gases são formados no organismo por fatores diversos e com o propósito de logo serem expelidos. Quando isso não ocorre, o acúmulo dos mesmos na barriga pode trazer dores abdominais como inconvenientes. Este excesso geralmente existe quando a alimentação está “recheada” de itens que naturalmente contribuem bastante para a formação de gases.  

Formação e riscos do excesso de gases no organismo


“O excesso de gases, quando não expelido pelo ânus, pode ficar acumulado no intestino delgado e/ou grosso, levando à hiperinsuflação dos mesmos. Com isso, provoca-se a distensão e desconforto abdominal. Em algumas situações a dor pode até simular doença coronariana (infarto)”, comenta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

O médico explica que a formação dos gases se dá a partir da fermentação de alguns alimentos digeridos pelas bactérias da flora intestinal. “São compostos de hidrogênio, ácido carbônico, metano e, em alguns casos, de enxofre. Alguns alimentos são mais fermentativos, tendendo à maior formação de gases, principalmente nas pessoas mais predispostas. Outra forma de acúmulo de gases é a aerofagia, comum em pacientes ansiosos e que, ao falar rápido, engolem muito ar”.

Sintomas do excesso de gases e perigos envolvidos


O excesso de gases no intestino e estômago pode gerar sintomas além da dor, tais como arrotos frequentes, azia, falta de ar, prisão de ventre, cólica intestinal, barriga dura, perda de apetite e até uma fisgada no peito. Para evitar tais incômodos, é fundamental se adequar a uma dieta balanceada, com ingestão de alimentos ricos em fibras, além de bastante água. Evitar bebidas gaseificadas, carboidratos, leite e derivados também é interessante.  

As dores abdominais do excesso de gases geralmente são autolimitadas, melhorando rapidamente após a eliminação dos mesmos. “No caso de acúmulo excessivo de gases, o paciente tende a ficar impaciente e desconfortável e desta forma ocorre um ciclo vicioso que não o permite relaxar para eliminar os gases. Em casos muitos raros a distensão do intestino grosso muito intensa pode resultar na perfuração do mesmo, com necessidade de tratamento cirúrgico de urgência”.

Dr. Alexandre de Sousa Carlos é gastroenterologista formado pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122226

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
gases
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que o excesso de gases causa dor na barriga?"

Ana Paula

Sofro muito com esse problema tenho gases excessivo sinto muito desconforto meu estômago vive inchado e minha barriga doendo as vezes para melhorar preciso tomar milanta plus não sei o que fazer TD que como mi dá má digestão o que posso fazer para melhorar esse problema …..

Lucilene

Estou com esesso de gases minha barriga incha muito, meu intestino não funciona direito. Como melhor esse desconforto?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.