A diarreia pode ser sintoma de quais doenças?


  • +A
  • -A

A diarreia é um sintoma marcado pelo aumento do número de evacuações e pela perda de consistência das fezes. Segundo o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano, a diarreia é sempre causada por uma doença ou por disfunções do trato gastrointestinal. As doenças, de acordo com o especialista, são várias e podem ser separadas em grupos.


Infecções e doenças autoimunes podem causar diarreia

 


“Podemos dividi-las em vários grupos, como doenças de causas infecciosas, seja por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, causas inflamatórias, como a doença de Crohn e a retocolite, doenças autoimunes, como a doença celíaca, e causas neoplásicas, como o câncer de cólon e o linfoma de delgado”, afirma Maximiliano.

O médico também destaca os problemas de causas metabólicas, geralmente associados a outras doenças, como o diabetes descompensado e o hipertireoidismo. “Também não podemos esquecer das intolerâncias, sendo as mais frequentes a intolerância à lactose e ao glúten, e as causas funcionais em que não há alteração na estrutura do órgão, mas sim uma alteração no seu funcionamento”, complementa.

 

Diarreias crônicas devem ser investigadas por médico

 


Os casos de diarreia aguda, ou seja, aqueles que duram até 14 dias, costumam ser autolimitados e, na maioria das vezes, duram bem menos que isso, com os sintomas desaparecendo em cerca de 72 horas. Já os quadros que persistem depois de duas semanas devem ser analisados por um especialista. No entanto, é sempre importante ficar atento a dores intensas, fezes acompanhadas de muco ou sangue e à desidratação, especialmente em crianças e idosos, casos que também devem ser investigados com atenção.

Para Maximiano, o tratamento precisa ser sempre direcionado para a causa da diarreia. “Nas causas infecciosas, geralmente usamos antibióticos específicos, exceto nas diarreias virais que costumam ser autolimitadas e não precisam de nenhum tratamento específico. Já nas metabólicas e nas outras buscamos corrigir a alteração encontrada”, afirma o gastroenterologista.

 

Dr. Fabio Luiz Maximiano é gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina do ABC e atua na BV Especialidades Médicas, em São Paulo, e na Clínica Jardim, em Santo André. CRM-SP: 117078

 

Foto: Shutterstock

TAGS
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A diarreia pode ser sintoma de quais doenças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.