Diarreia e café: bebida pode atrapalhar o tratamento?


  • +A
  • -A

Muitas pessoas relatam que sentem vontade de ir ao banheiro para fazer o famoso “número dois” logo após de tomarem uma xícara de café, e isso não é por acaso. Estudos apontam que a bebida contém uma série de substâncias que de fato provocam esse efeito laxante. Mais do que isso, há quem diga que o café gera diarreia. Será que realmente existe uma relação direta entre as duas coisas?

 

Relação entre café e diarreia

 


De acordo com a nutricionista Ana Paula Moura, o café não provoca diarreia em todas as pessoas. Além disso, seu consumo por quem já está com diarreia só pode piorar o quadro se o indivíduo tiver uma predisposição para tal. “Há pessoas sem qualquer diagnóstico de
doenças intestinais que relatam diarreia no uso do café. Esta individualidade deve ser levada em consideração na hora do tratamento”, afirma.

A especialista aponta que alguns estudos mostram que a acidez do café provoca um estímulo no trato gastrointestinal, podendo levar à diarreia, o que explica um pouco melhor essa relação. Ainda segundo ela, pacientes com síndrome do intestino irritável também podem ficar suscetíveis a apresentar modificação nas fezes com o consumo exagerado de café.

 

Cuidados no tratamento da diarreia

 


O tratamento de todo tipo de diarreia baseia-se na reposição de líquido.
A perda de eletrólitos leva à desidratação, que pode ser grave, principalmente em crianças e idosos. “Beber bastante água, água de coco, sucos naturais e soro caseiro ajuda a manter o volume de água do corpo, evitando o distúrbio hidroeletrolítico, e prevenindo um quadro perigoso que pode levar ao óbito”, recomenda.

Além do café, existem outras bebidas e alimentos que podem atrapalhar o tratamento contra a diarreia. Alguns exemplos são: bebidas açucaradas, leite e derivados, alimentos gordurosos, fibrosos ou muito condimentados e vegetais crus. O tratamento também envolve, em muitos casos, a suplementação de zinco, um mineral fundamental para o bom funcionamento do organismo.

 

Dra. Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
cafe
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Diarreia e café: bebida pode atrapalhar o tratamento?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.