Por que e como os gases da digestão são formados? Qual é a explicação?


  • +A
  • -A

Os gases são formados a partir da digestão dos alimentos ingeridos. Eles são fermentados quando absorvidos pelas bactérias da flora intestinal para serem posteriormente liberados. A quantidade de gases que um indivíduo possui no intestino varia entre 100 e 200ml e o número de eliminações diárias é de cerca de 20 vezes.

Dieta balanceada ajuda a reduzir produção de gases


O tipo dos alimentos ingeridos será determinante para a maior ou menor produção de gases e por isso mesmo uma dieta regrada e bem orientada por um profissional especializado pode ser a chave para evitar o excesso de gases e os incômodos decorrentes dele. Fortes dores no abdômen e no tórax são comuns em quem sofre com o acúmulo de gases.

Como a maior ou menor capacidade de digerir alimentos é uma tendência hereditária, não há como mudar a natureza da formação dos gases no organismo. Contudo, hábitos alimentares saudáveis podem amenizar o problema. Fibras e frutas são essenciais para melhorar a digestão. Cereais, folhas, verduras e frutas como laranja, manga, tomate e caqui são boas opções.

Gases, doenças e medicamentos


O acúmulo de gases também pode ser causado por doenças do sistema digestório. “A atrofia da mucosa intestinal na doença celíaca (intolerância a glúten), doenças inflamatórias intestinais e o excesso de bactérias intestinais, chamada de supercrescimento bacteriano, são alguns exemplos”, comenta o gastroenterologista Stéfano Gonçalves Jorge. “Nos últimos anos estamos aprendendo muito sobre a flora intestinal, e como algumas pessoas podem ter uma flora composta de bactérias que produzem mais gases ou causam doenças”, completa.

O profissional explica ainda que alguns medicamentos podem ser utilizados para reduzir os sintomas do excesso de flatulência, reduzindo a formação de bolhas e facilitando a eliminação dos gases. “Nos portadores de intolerância à lactose, por exemplo, o uso de lactase, uma enzima tomada junto com derivados de leite, diminui a deficiência na absorção”.

Dr. Stéfano Gonçalves Jorge é gastroenterologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua no Centro Clínico Castelo e no Hepcentro. CRM-SP: 88173

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Por que e como os gases da digestão são formados? Qual é a explicação?"

Maria De f Moraes Chaves

Sou tolerante a lactose e evito de comer tudo que possa ter lactose. Mas mesmo assim quase todos os dias tenho diarreia. Já fiz todos exames e não é encontrado nada.vcs pode mim orientar

Edna

Sofro muito com essas dores já tomei muitos medicamentos muitos exames, já tirei leite, código minha alimentação e até agora não obtive

Naiva Alves

Tenho muitas gases intestinais dores fortes todos os dias não sei que faço venho lutando 14 anos .. fiz tratamento nutrição .. Tomo ensure porque tenho tolerância lactose. Ja procurei melhores gastro não consegui resolver tenho uma inflamação crônica duodeno e gastrite crônica estômago. Fiz biópsia ano passado deu negativo. Não sei que faço mais ..Me ajude..

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.