Endoscopia e colonoscopia: devemos tomar remédio para eliminação dos gases?


  • +A
  • -A

Endoscopia e colonoscopia são exames que ajudam na investigação de doenças do trato digestório. Eles permitem tratar diversos problemas, visualizar a mucosa e coletar material para análise. É recomendado, antes de sua realização, o uso de medicamentos que eliminem os gases, no intuito de facilitar o procedimento.

 

Uso de medicamentos na endoscopia e colonoscopia

 


“Antes da endoscopia digestiva alta recomenda-se o uso da
dimeticona ou simeticona, um silicone antiespumante, pois ele reduz a formação de bolhas e espuma e facilita a avaliação adequada da mucosa durante o exame. Na colonoscopia não se usa rotineiramente a dimeticona durante o exame, mas ela pode ser usada depois”, explica o gastroenterologista Stéfano Gonçalves.

Segundo o médico, não há risco para a realização dos exames sem a medicação, exceto o de alguma lesão pequena não ser observada durante o exame endoscópico. “Exames endoscópicos são considerados muito seguros quando realizados por profissional capacitado, equipamentos adequados e monitorização do paciente”, explica.

 

Endoscopia e colonoscopia são seguras

 


O risco de complicações na endoscopia digestiva alta é de menos de 0,5%, com risco de mortalidade muito inferior a isso, na análise do Dr. Stéfano. “As complicações cardiopulmonares da endoscopia, embora raras, geralmente estão associadas à sedação e, principalmente, a pacientes idosos e portadores de doenças cardíacas ou pulmonares. Para esses pacientes, geralmente recomenda-se a realização do exame com a presença de anestesista”.

Apesar de um terço dos pacientes apresentarem sintomas após a realização da colonoscopia, complicações sérias em exames de rotina são muito incomuns. “Ao redor de 0,28%”, afirma Stéfano.

As complicações mais comuns na colonoscopia (hemorragia e perfuração) estão relacionadas à polipectomia, procedimento para retirada de pólipo (uma ‘verruga’) encontrado durante o exame. “Pólipos no intestino grosso podem se tornar malignos com o passar dos anos e são retirados durante a colonoscopia para prevenir o câncer colorretal”.

 

Dr. Stéfano Gonçalves Jorge é gastroenterologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua no Centro Clínico Castelo e no Hepcentro. CRM-SP: 88173

Foto: Shutterstock

TAGS
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Endoscopia e colonoscopia: devemos tomar remédio para eliminação dos gases?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.