Cólica infantil: Veja algumas dicas para aliviar a dor e desconforto em crianças


  • +A
  • -A

A cólica é muito comum nas crianças, especialmente em bebês, e por isso vem a ser uma grande preocupação para os pais, principalmente pelo desconforto que causa nos filhos. Para a sorte de muitos, existem diversos métodos para aliviar a incômoda sensação, então não há motivo para se desesperar.

Amamentação correta e dieta balanceada


No caso das mães, especificamente, oferecer o peito, por exemplo, pode ser muito útil, pois a estimulação oral proveniente do movimento de sucção gera satisfação, amenizando a dor da cólica. Contudo, a quantidade de ar que o bebê engole ao mamar pode provocar gases, o que é ruim para a cólica. É primordial manter a criança constantemente arrotando para expelir o ar.

Manter uma dieta balanceada também costuma ser muito bom para evitar a cólica em crianças. “Pais que apostam em uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e fibras para seus filhos estão dando um passo importante no sentido de evitar que eles tenham cólicas. Isto fará com que o intestino dos bebês funcione regularmente, sem acúmulo de gases”, explica a pediatra Ana Paula Pires.

Remédio apenas em último caso


Segundo a médica, os responsáveis devem preferir frutas que ajudem a soltar o intestino e hidratar bastante suas crianças. “Fazê-las caminhar para aumentar o peristaltismo do intestino é também uma ótima maneira de aliviar as cólicas. Se nada disso ajudar, deve-se, em último caso, tomar um antiespasmódico”.

A cólica infantil normalmente é causada pela má alimentação, no caso das crianças maiores, e pelo processo de formação intestinal que causa o problema, no caso dos bebês menores de quatro meses. “Não nascemos com o intestino completamente formado, o que apenas ocorre ao redor do quarto mês de vida”.

Dra. Ana Paula K. Pires Simão é médica pediatra formada pela Universidade de Mogi das Cruzes e nutróloga. CRM: 125451

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diarreia
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cólica infantil: Veja algumas dicas para aliviar a dor e desconforto em crianças"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.