Alimentos com muitas fibras podem reduzir o tempo de duração da diarreia?


  • +A
  • -A

A diarreia é um problema de saúde que provoca evacuações frequentes com fezes líquidas e que também pode causar febre e vômitos e, em casos mais graves, pode levar à desidratação, principalmente em crianças e idosos. A alimentação é uma das principais formas de combate à diarreia e existe um tipo de nutriente que é capaz de reduzir sua duração.

Maçã e banana ajudam a combater a diarreia


“As fibras podem diminuir o tempo de uma diarreia. As solúveis retardam o funcionamento intestinal. Entre os alimentos fontes estão a maçã, a pera, a banana, a goiaba e o suco de limão“, afirma a nutricionista Daniella Chein. O trânsito intestinal mais lento aumenta o tempo que a comida permanece no estômago, facilitando a absorção da água e de nutrientes.  

Já para a prevenção, a especialista diz que a atuação das fibras irá depender de uma série de fatores. Se o intestino estiver sem nenhum sintoma relacionado à diarreia, as fibras vão organizar o funcionamento do órgão, promover a saúde e o trânsito de maneira regular e sadia. “Mas, se houver algum sintoma presente, as fibras irão diminuir a velocidade do intestino para diminuir a evacuação”, explica a profissional.

Sopa de legumes também é indicada para tratar a diarreia


Além das frutas, existem outros alimentos ricos em fibras que podem produzir benefícios para pessoas com diarreia. Água de coco e bebidas isotônicas são exemplos. Chás também podem ser úteis, como mate, erva-doce, erva-cidreira, camomila e hortelã. Entre os legumes, Daniella recomenda o preparo de uma sopa com chuchu, batata, inhame, cenoura, abóbora e mandioca.

A nutricionista afirma ainda que alimentos ricos em probióticos também são muito usados em casos de diarreia. Os probióticos são microrganismos vivos que regulam e melhoram a microbiota intestinal, popularmente conhecida como flora intestinal, trabalhando contra  o problema. O consumo destes alimentos ajuda ainda a prevenir a desidratação.

Dra. Daniella Chein é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

Foto: Shutterstock

TAGS
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Alimentos com muitas fibras podem reduzir o tempo de duração da diarreia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.