Quais são os principais alimentos que podem causar gases?


  • +A
  • -A

A quantidade de gases que um indivíduo normalmente concentra em seu organismo varia entre 100 e 200ml, com eliminação média de 14 a 18 vezes ao dia. No entanto, o consumo de alguns alimentos pode fazer com que esses números aumentem, provocando ainda o acúmulo dos gases no abdome.

Esse excesso tende a gerar desconforto com dores de intensidades variadas e pode ser sintoma de alguma doença. Todavia, o incômodo em si não causa nenhum problema à saúde. Essa maior concentração de gases se deve à digestão mais demorada de alguns alimentos, principalmente aqueles chamados fermentativos.

Frutas, feijão, cerveja e refrigerantes causam gases


“A digestão de alguns alimentos envolve a ação de bactérias da nossa flora intestinal e a formação de mais ou menos gases. A dieta rica em alguns açúcares (maçãs, peras, pêssegos, ameixas, cebola, alcachofra, feijão, repolho, couve de Bruxelas, aspargos), amido (batata, milho, trigo) e fibras tende a produzir mais gases”, explica o gastroenterologista Stéfano Gonçalves Jorge. “O sorbitol e outros tipos de açúcar não absorvíveis usados em produtos ‘diet’ também podem produzir mais gases que o habitual”, completa.

Além da ingestão desses alimentos, o consumo de bebidas gaseificadas como cerveja e refrigerantes, a aerofagia (hábito subconsciente de engolir ar que está associado, principalmente, à ansiedade e distúrbios alimentares) e diversos outros fatores, podem levar ao aumento da produção de gases no abdome.

Doenças e acúmulo de gases


O médico explica que algumas doenças também podem causar o problema. “Quando há deficiência de absorção de componentes pela dieta, eles são fermentados no intestino e o resultado disso é o aumento no volume de gases. No nosso meio a principal causa é a intolerância a lactose, que chega a afetar ao redor de 50% dos adultos brasileiros e leva a falta de absorção intestinal do açúcar do leite que está presente não apenas no leite, mas também em queijos, chocolate, manteiga e tudo o que leva leite na fabricação”.

Dr. Stéfano Gonçalves Jorge é gastroenterologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua no Centro Clínico Castelo e no Hepcentro. CRM-SP: 88173

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os principais alimentos que podem causar gases?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.