Por que o acúmulo de gases no intestino pode causar dores abdominais?


  • +A
  • -A

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases no sistema digestivo é a dor que atinge a região abdominal. “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases. O inchaço é maior conforme a intensidade do acúmulo de gases abdominais, assim como a dor”, explica a gastroenterologista Mônica Sperandio Romanelli.

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos


As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa. Entretanto, o desconforto tende a diminuir quando o organismo começar a eliminar o excesso dos gases.

A dor causada pelos gases pode estar acompanhada ainda de arrotos, azia e rigidez abdominal e, geralmente, some em algumas horas ou dias. Em caso de persistência, é importante procurar auxílio médico. A presença de gases junto a sintomas como febre e aperto no peito também deve ser investigada por um especialista.

Dores abdominais podem ser tratadas com medicamentos


Alguns cuidados com a alimentação são importantes para evitar o acúmulo de gases e seus sintomas. “Existem alimentos que causam mais intolerância alimentar e flatulência que podem ser evitados, como grãos, couve, ovo, repolho e brócolis. Até o leite e o trigo podem causar flatulência”, afirma Mônica.

Evitar o consumo de bebidas gaseificadas, como refrigerantes e água com gás, também é uma importante medida preventiva. Quando o paciente já está sofrendo com o problema e seus sintomas, medicações como simeticona e a dimeticona, podem ser prescritas por um profissional. São substâncias que rompem as bolhas de gases no aparelho digestivo e facilitam sua eliminação.

Dra. Mônica Sperandio Romanelli é gastroenterologista, especialista em Endoscopia Digestiva e atua em Londrina (PR). CRM-PR: 15700

Foto: Shutterstock

TAGS
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que o acúmulo de gases no intestino pode causar dores abdominais?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.