Por que o acúmulo de gases no intestino pode causar dores abdominais?


  • +A
  • -A

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases no sistema digestivo é a dor que atinge a região abdominal. “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases. O inchaço é maior conforme a intensidade do acúmulo de gases abdominais, assim como a dor”, explica a gastroenterologista Mônica Sperandio Romanelli.

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos


As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa. Entretanto, o desconforto tende a diminuir quando o organismo começar a eliminar o excesso dos gases.

A dor causada pelos gases pode estar acompanhada ainda de arrotos, azia e rigidez abdominal e, geralmente, some em algumas horas ou dias. Em caso de persistência, é importante procurar auxílio médico. A presença de gases junto a sintomas como febre e aperto no peito também deve ser investigada por um especialista.

Dores abdominais podem ser tratadas com medicamentos


Alguns cuidados com a alimentação são importantes para evitar o acúmulo de gases e seus sintomas. “Existem alimentos que causam mais intolerância alimentar e flatulência que podem ser evitados, como grãos, couve, ovo, repolho e brócolis. Até o leite e o trigo podem causar flatulência”, afirma Mônica.

Evitar o consumo de bebidas gaseificadas, como refrigerantes e água com gás, também é uma importante medida preventiva. Quando o paciente já está sofrendo com o problema e seus sintomas, medicações como simeticona e a dimeticona, podem ser prescritas por um profissional. São substâncias que rompem as bolhas de gases no aparelho digestivo e facilitam sua eliminação.

Dra. Mônica Sperandio Romanelli é gastroenterologista, especialista em Endoscopia Digestiva e atua em Londrina (PR). CRM-PR: 15700

Foto: Shutterstock

TAGS
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Por que o acúmulo de gases no intestino pode causar dores abdominais?"

Débora Rodrigues de Sousa Santos

Eu tenho arroto contínuos o que deve ser

Cuidados Pela Vida

Olá Débora, os gases são formados no organismo por fatores diversos, como por exemplo, a partir da fermentação de alguns alimentos digeridos pelas bactérias da flora intestinal. Outra forma de acúmulo de gases é a aerofagia, comum em pacientes ansiosos e que, ao falar rápido, engolem muito ar. Para evitar tais incômodos, é fundamental se adequar a uma dieta balanceada, com ingestão de alimentos ricos em fibras, além de bastante água. Evitar bebidas gaseificadas, carboidratos, leite e derivados também é interessante. Caso o sintoma persista é importante procurar auxílio médico. Abraços.

Cassiane Hahn

Minha filha tem acúmulo de liquido em fossa iliaca direita com distensão da alça intestinal do delgado! Tem dores fortíssimas recorrentes ha 7 meses,faz uso de simeticona e buscopan,a cada crise fica no hospital com soro na veia.Ainsa não foi fechado o diagnóstico dela…Pode ser gases esse acúmulo de liquido? Ela tem5 anos

Cuidados Pela Vida

Oi Cassiane, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescreva um tratamento. Melhoras para sua filha.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.