Fazer sexo pode agravar problemas no trato urinário?


  • +A
  • -A

Problemas no trato urinário são muito comuns, especialmente nas mulheres, e podem ser agravados pela prática de atos sexuais. A prática não provoca diretamente as complicações no local, mas pode contribuir para que elas se desenvolvam ao facilitar a entrada de bactérias, as quais se aderem às paredes do sistema urinário.

 

Sintomas de complicações do sistema urinário podem ficar mais intensos com ato sexual

 


“Na verdade, fazer sexo pode aumentar sim a incidência de problemas no sistema urinário, nas mulheres. Isso ocorre porque a uretra feminina tem um trajeto mais curto e está localizada em uma região repleta de bactérias. O ato sexual pode facilitar a entrada dessas bactérias na bexiga, causando o quadro”, explica o urologista Bruno Cezarino.

O sexo também pode tornar mais intensos temporariamente alguns sintomas tradicionais de complicações no trato urinário, tais como dor e ardência ao urinar, especialmente se o atrito na região for grande. Pode haver ainda dor durante a penetração, tornando um ato que deveria ser prazeroso em algo doloroso e desconfortável. Por isso, muitas pessoas optam por interromper a prática sexual até que o problema seja resolvido.

 

Como evitar que o sexo piore problemas no sistema urinário?

 


Há médicos que de fato recomendam ao casal parar momentaneamente com as atividades sexuais e orientam a busca por um profissional que trate a complicação. A ausência de tratamento pode provocar piora que necessite até mesmo de internação. “Problemas no sistema urinário nunca devem ser menosprezados. Vale a pena buscar um médico para avaliar sintomas e realizar o tratamento antibiótico adequado”.

É interessante que o homem também faça o tratamento junto da parceira, pois de nada vai adiantar apenas ela se cuidar se ele estiver com alguma bactéria. O uso de preservativo também é uma opção indicada pelos profissionais durante o período em que a mulher estiver tratando o problema. “Durante o tratamento da complicação no sistema urinário, é prudente utilizar preservativos no caso de quem for manter as relações”.  

 

Dr. Bruno Cezarino é urologista, colaborador do Setor de Uropediatria da Faculdade de Medicina da USP, além de médico do Corpo Clínico e membro do comitê de Vanguarda do Hospital Sírio Libanês. CRM-SP: 139512 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
infeccao-urinaria

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Fazer sexo pode agravar problemas no trato urinário?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.