AchèAchè
    search
    Título

    Fazer sexo pode agravar problemas no trato urinário?

    Cuidados e Bem-estar
    Infecção urinária

    Por Dr. Bruno Cezarino

    4 de setembro de 2017

    Problemas no trato urinário são muito comuns, especialmente nas mulheres, e podem ser agravados pela prática de atos sexuais. A prática não provoca diretamente as complicações no local, mas pode contribuir para que elas se desenvolvam ao facilitar a entrada de bactérias, as quais se aderem às paredes do sistema urinário.

     

    Sintomas de complicações do sistema urinário podem ficar mais intensos com ato sexual

     


    “Na verdade, fazer sexo pode aumentar sim a incidência de problemas no sistema urinário, nas mulheres. Isso ocorre porque a uretra feminina tem um trajeto mais curto e está localizada em uma região repleta de bactérias. O ato sexual pode facilitar a entrada dessas bactérias na bexiga, causando o quadro”, explica o urologista Bruno Cezarino.

    O sexo também pode tornar mais intensos temporariamente alguns sintomas tradicionais de complicações no trato urinário, tais como dor e ardência ao urinar, especialmente se o atrito na região for grande. Pode haver ainda dor durante a penetração, tornando um ato que deveria ser prazeroso em algo doloroso e desconfortável. Por isso, muitas pessoas optam por interromper a prática sexual até que o problema seja resolvido.

     

    Como evitar que o sexo piore problemas no sistema urinário?

     


    Há médicos que de fato recomendam ao casal parar momentaneamente com as atividades sexuais e orientam a busca por um profissional que trate a complicação. A ausência de tratamento pode provocar piora que necessite até mesmo de internação. “Problemas no sistema urinário nunca devem ser menosprezados. Vale a pena buscar um médico para avaliar sintomas e realizar o tratamento antibiótico adequado”.

    É interessante que o homem também faça o tratamento junto da parceira, pois de nada vai adiantar apenas ela se cuidar se ele estiver com alguma bactéria. O uso de preservativo também é uma opção indicada pelos profissionais durante o período em que a mulher estiver tratando o problema. “Durante o tratamento da complicação no sistema urinário, é prudente utilizar preservativos no caso de quem for manter as relações”.  

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    bactérias
    uretra
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes