Ter muita vontade de ir ao banheiro pode ser um sinal de cistite?


  • +A
  • -A

A cistite é uma infecção causada mais frequentemente por bactérias que habitam a região do ânus e conseguem chegar na uretra e, posteriormente, na bexiga, lugar em que se multiplicam. O problema é mais comum em mulheres devido a uma série de fatores que a Medicina ainda não tem repostas e ainda investiga, como um comprimento maior da uretra nos homens e predisposição genética.

Quais são os sintomas e sinais da cistite?


“Muita vontade de ir ao banheiro pode indicar cistite. Outros sintomas são alterações da cor e do cheiro da urina, ardência ao urinar e, em alguns casos, até sangramento na urina”, afirma o urologista André Ramos Sorgi Macedo. Apesar do desejo frequente e de muitas idas ao banheiro para urinar, muitas pessoas acabam eliminando apenas um pequeno volume de urina a cada vez.  

Desconforto na área pélvica e febre baixa também podem ser sentidos por pacientes com cistite. No entanto, algumas mulheres podem não apresentar qualquer sintoma. “Beber bastante água, não segurar a urina por muito tempo, fazer atividade física e perder peso, manter o intestino bem regulado e urinar depois da relação sexual” são as medidas preventivas recomendadas pelo especialista.

A cistite pode gerar complicações?


É importante ficar atento aos sintomas da cistite e se consultar regularmente com um urologista ou ginecologista, para evitar complicações resultantes da falta de tratamento adequado. “As complicações podem ser graves. A cistite de repetição pode evoluir, inclusive, com insuficiência renal ou exclusão renal, quando o próprio rim para de receber fluxo de sangue e para de filtrá-lo, não mantendo sua função”, explica a ginecologista e obstetra Elisabete Pinheiro.

O tratamento da cistite causada por bactérias é realizado com o uso de antibióticos prescritos por um médico. No caso das mulheres com cistite não complicada, o tratamento dura, em média, três dias. Entretanto, em gestantes e pacientes com complicações, como infecção urinária grave e acometimento dos rins, o tratamento poderá ser mais longo. Exames de urina podem ajudar a detectar a bactéria específica para que um antibiótico mais eficaz possa ser utilizado.

Dr. André Ramos Sorgi Macedo é urologista formado pela Universidade Estadual de Londrina e atende em Londrina (PR). CRM-PR: 25769

Dra. Elisabete de Souza Pinheiro é ginecologista e obstetra e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52730599 – www.facebook.com/draelisabetepinheiro

Foto: Shutterstock

TAGS
infeccao-urinaria

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Ter muita vontade de ir ao banheiro pode ser um sinal de cistite?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.