Quais são os fatores de risco para a cistite?


  • +A
  • -A

A cistite é uma infecção que atinge a bexiga e pode afetar também outros órgãos do sistema urinário. O problema é causado geralmente por bactérias que entram pela uretra e podem causar dores na bexiga e na região do umbigo, além de ardência, odor fétido na urina e vontade frequente de urinar, porém com pouco volume.

Segurar a vontade de urinar é um dos fatores de risco para cistite


De acordo com o urologista Bruno Cezarino, a ocorrência da cistite está muito relacionada a alguns hábitos de vida: “Segurar a vontade de urinar por períodos prolongados, ingerir pouco líquido durante o dia e alimentação desregrada com intestino preso são os principais fatores de risco”. O uso de cateteres durante muito tempo no aparelho urinário também torna a infecção mais suscetível.

A cistite é mais comum nas mulheres do que nos homens, principalmente entre as sexualmente ativas. Algumas hipóteses tentam explicar o motivo, mas as mais aceitas sugerem que os motivos são a uretra feminina, que é mais curta, e a menor distância entre o ânus e a uretra. Há ainda alguns estudos que dizem que o líquido vaginal é menos eficiente em prevenir a infecção.

Mulheres grávidas e sexualmente ativas são mais frequentemente afetadas


Mulheres grávidas precisam redobrar a atenção em relação à cistite, já que o risco de ter infecções urinárias é maior nessa época. Nas crianças, problemas na formação de algumas estruturas do sistema urinário, como a bexiga e os ureteres, são fatores de risco e febre e perda de peso podem indicar uma infecção.

Quem apresenta algum dos fatores de risco deve investir na prevenção, que se baseia em mudanças no estilo de vida e em hábitos do dia a dia, segundo Cezarino: “Ingerir pelo menos dois a três litros de água ou líquidos de baixa caloria por dia, evitar segurar a urina por mais de três horas e manter uma alimentação balanceada para evacuar diariamente são as orientações para pessoas portadoras de cistite”.

Dr. Bruno Cezarino é urologista, colaborador do Setor de Uropediatria da Faculdade de Medicina da USP, além de médico do Corpo Clínico e membro do comitê de Vanguarda do Hospital Sírio Libanês. CRM-SP: 139512 – https://brunocezarino.com/
Foto: Shutterstock

TAGS
infeccao-urinaria

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os fatores de risco para a cistite?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.