Como age o xarope expectorante no nosso corpo?


  • +A
  • -A

A tosse é uma resposta do organismo diante da presença de substâncias e microrganismos nos pulmões, na garganta e no nariz. É um reflexo de defesa benéfico que ajuda a expulsar agentes estranhos que irritam as vias aéreas e que podem causar problemas de saúde. Entretanto, em alguns casos, a tosse deve ser analisada por um médico porque pode ser sinal de algo mais grave.

Xaropes expectorantes aumentam a produção de muco


Existem diversas doenças que podem provocar a tosse, como aponta o pneumologista Ciro Kirchenchtejn: “A tosse pode ser um sintoma de um resfriado, tuberculose, asma, câncer e até refluxo gastroesofágico”. É importante procurar um médico se a tosse persistir por mais de duas semanas, se houver a presença de sangue ou catarro espesso e se estiver acompanhada de outros sintomas, como febre e falta de ar.

Para tratar a tosse com muco, os xaropes expectorantes podem ser utilizados. O xarope irrita a mucosa, que acaba estimulando as glândulas do aparelho respiratório a produzirem ainda mais catarro. Essa maior quantidade da substância facilita seu transporte pelas células ciliares e pela tosse em direção à garganta. Depois, bastará eliminar o muco. A tosse deverá diminuir e parar quando não houver mais catarro.  

Xaropes devem ser usados somente depois de consultar um médico


A tosse pode ser bastante incômoda e pode provocar dificuldade em dormir, dor no tórax e ser extremamente antissocial. Em muitos casos o paciente logo recorre ao uso dos xaropes para aliviar o sintoma. Porém, segundo o pneumologista, os xaropes expectorantes, assim como qualquer outro medicamento, não devem ser tomados sem a devida orientação médica.

O diagnóstico feito por um especialista permite, não só controlar o sintoma, mas também diagnosticar a causa da tosse e tratá-la diretamente. Além disso, alguns xaropes possuem substâncias que podem gerar complicações, como reações alérgicas, se não forem usados corretamente.

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo. CRM-SP 50579

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-no-peito
insonia
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como age o xarope expectorante no nosso corpo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.