Existe alguma forma de turbinar a imunidade para se preparar para o inverno?


  • +A
  • -A

No inverno não é apenas a temperatura que cai. A imunidade das pessoas também sofre queda durante esta estação do ano, muito em função do aumento de doenças respiratórias. Tendo em vista estes riscos comuns ao período, surge a necessidade de proteger o organismo para encarar os meses que seguem sem sustos.  

Existem várias medidas que, se tomadas em conjunto durante o ano todo, não apenas no inverno, ajudam a manter a imunidade funcionando bem, apesar das mudanças externas do clima. Não se tratam de medidas de efeito imediato, mas sim de médio e longo prazo. Mesmo assim, são fundamentais para permitir que o corpo e o sistema imunológico fiquem saudáveis.

Dicas para evitar queda de imunidade no inverno


“Manter sempre uma alimentação balanceada e individualizada com variedades de legumes, verduras e frutas bem coloridas é essencial para a imunidade”, afirma a alergista Roberta Rodrigues. “Além disso, deve-se apostar em nutrientes e vitaminas como vitamina C (laranja e frutas cítricas), vitamina A (cenoura, abóbora), vitamina E (grãos, milho, canola), ômega 3 (peixes, azeitona, azeite), zinco (carnes vermelhas, grãos), cálcio (leite, vegetais de folhas escuras), ferro, manganês e selênio”, completa.

Além disso, a médica recomenda beber muita água, lubrificar sempre as mucosas das vias aéreas para impedir a entrada de vírus e bactérias, dormir bem e praticar exercícios físicos para evitar os hormônios do estresse, manter bons hábitos de higiene para evitar os germes, tomar vacina pra gripe preventivamente antes do inverno e evitar cigarro e álcool em excesso.

Entendendo a queda da imunidade no inverno


No inverno o ar fica muito frio e seco, favorecendo a multiplicação de microrganismos e o aumento do nível de poluentes. Nesta época, transpira-se menos, faz-se menos atividades físicas e ingere-se menos água (o que desidrata o muco das vias aéreas, facilitando a entrada de vírus e bactérias). “Além disso, a procura por ambientes fechados aumenta, geralmente com várias outras pessoas, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias pelo sistema respiratório. Por conta disso tudo é que a imunidade costuma cair no inverno”.

Dra. Roberta Rodrigues da Silva é alergista e imunologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 94054

Foto: Pexels

TAGS
gripe
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Existe alguma forma de turbinar a imunidade para se preparar para o inverno?"

Rita Aparecida dos Santos

Bom dia! Ótimas dicas, eu gostei e vou recomendar pra uma amiga que está sempre gripada. Além de mim é claro que vou seguir essas recomendações. Obrigada

Cuidados Pela Vida

Oi Rita, ficamos felizes por você ter apreciado a matéria. Nossa intenção é essa mesmo, que todos possam ter acesso a informação e assim cuidar da saúde. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.